Tal como a medicina humana, a medicina veterinária tem um vasto conjunto de análises clínicas a cães e gatos que auxiliam no diagnóstico e tratamento de doenças.
As análises de sangue, exames de urina e exames de fezes, entre outras análises clínicas a cães e gatos efetuadas na Clínica Veterinária João XXI, servem para monitorizar a saúde dos órgãos internos do seu animal de estimação. E servem ainda – e principalmente – para ajudar a determinar com rapidez e segurança as causas e melhores tratamentos de doenças, permitindo o acompanhamento do progresso dos tratamentos.
No fundo, as análises clínicas a cães e gatos permitem que os nossos médicos veterinários consigam tomar as decisões clínicas mais acertadas e no menor espaço de tempo, em prol da saúde dos animais.
Importância de realizar análises clínicas a cães e gatos
Todos os cuidados são poucos no que se refere à saúde do seu melhor amigo! Por isso, mesmo que o seu animal de estimação pareça saudável, é importante levá-lo a consultas veterinárias de rotina e submetê-lo, sempre que necessário, a exames e testes que forneçam informação importante sobre o seu estado de saúde e tracem um quadro clínico base… mesmo que o animal não aparente nenhum problema! E isso porque este quadro serve de historial clínico e permite controlar o funcionamento normal do organismo do cão ou gato.
Contudo, quando o seu companheiro está doente, não há alternativa! É necessário recorrer a uma clínica veterinária e fazer alguns tipos de análises clínicas para cães e gatos, para detetar de forma atempada qual o problema de saúde e qual o melhor tratamento. E aqui, nas instalações da Clínica Veterinária João XXI, temos os meios humanos e materiais necessários para fazer uma série de análises clínicas a cães e gatos que ajudam:
- No diagnóstico precoce de doenças.
- Na manutenção do bem-estar dos animais.
- No melhor tratamento para determinadas doenças.
Em caso de testes mais complexos, a nossa clínica veterinária envia amostras para laboratórios de confiança com os quais possui parceria.
Principais análises clínicas veterinárias
- Alergologia, para identificar alergénios.
- Biologia molecular, para detetar ácidos nucleicos (como ADN) de agentes infeciosos no sangue.
- Bioquímica, para detetar e quantificar substâncias como enzimas, presentes no plasma sanguíneo.
- Citologia, para avaliar as células do animal.
- Coprologia ou exame de fezes, para detetar parasitas gastrointestinais ou parasitas pulmonares.
- Endocrinologia, para monitorizar hormonas.
- Hematologia, para avaliar diferentes componentes do sangue do cão ou gato, como glóbulos brancos e glóbulos vermelhos.
- Hemóstase, para avaliar células e fatores biológicos relacionados com os processos de coagulação.
- Imunologia, para detetar e quantificar imunoglobulinas (anticorpos).
- Microbiologia, para detetar e tipificar organismos procariotas, como bactérias, e para determinar a suscetibilidade das bactérias aos antibióticos.
- Testes genéticos, para diagnosticar doenças hereditárias.
- Toxicologia, para detetar substâncias químicas no sangue ou tecidos, como venenos.
- Urianálise ou exame de urina, para detetar substâncias nocivas, como bactérias.
Para mais informações sobre análises clínicas veterinárias, contacte-nos através no nosso formulário abaixo ou através dos nossos contactos oficiais:
Telefone: 218 489 230 | 218 477 791