Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ARTIGOS

Ansiedade por separação em cão: causas, sintomas e dicas para evitar comportamentos destrutivos

Oh, não! Fez chichi no sofá, roeu os bancos da cozinha e – dizem os vizinhos – ladrou o dia inteiro! O seu cão é um safado? Simplesmente, está desesperado! A síndrome de ansiedade por separação em cão não é arquitetada, é uma condição de saúde mental que deixa o animal nervoso sempre que fica sozinho, e isso porque criou um vínculo afetivo de intensa dependência consigo.

O que é a síndrome de ansiedade por separação em cão?

É um problema psicológico bastante comum que se traduz num estado de ansiedade quando o cão fica sozinho, e que se manifesta através de comportamentos destrutivos relacionados com a grande dependência emocional em relação ao tutor ou à família.

Qual é a causa da ansiedade por separação em cão?

Embora a causa da ansiedade por separação em cão seja, genericamente, a ausência do tutor, a verdade é que este problema surge devido a uma combinação de fatores que podem incluir elementos como o temperamento do cão e tipo de relacionamento que mantém com o tutor e família. A conclusão foi retirada de um estudo da Universidade de Lincoln que mostra como diferentes estados emocionais de cães (da angústia ao tédio) e comportamentos de tutores se combinam para produzir comportamentos problemáticos nos animais.

Fatores de risco da ansiedade de separação em cães

Há, efetivamente, cães com maior propensão para esta síndrome. Para começar, os machos são mais nervosos do que as fêmeas e os descendentes de cães com ansiedade de separação e filhotes retirados prematuramente das suas mães, também são mais suscetíveis. Depois, cães adotados em canis, muito possivelmente devido à experiência do abandono, costumam manifestar esta condição, mais do que cães adotados em criadores. Por fim, e independentemente da genética, sexo e raça, cães sujeitos a mudanças de ambiente, rotina ou estrutura familiar, têm mais hipóteses de manifestar comportamentos inadequados relacionados com ansiedade de separação.

Sintomas da ansiedade por separação em cão

Quando ficam sozinhos ou separados das pessoas a quem estão mais apegados, cães com problemas de ansiedade podem apresentar alguns destes sintomas:

  • Vocalização excessiva, ou seja, o cão com ansiedade por separação começa a ladrar e uivar por períodos prolongados.
  • Urinar e defecar em locais inapropriados, mesmo quando o cão está habituado a fazer as necessidades na rua.
  • Comportamentos destrutivos, como arranhar, roer ou destruir objetos.
  • Tentativas de fuga que podem levar o cão a destruir portas, escavar no jardim e tentar saltar muros, o que pode colocar em risco a sua saúde.
  • Recusa em ingerir comida ou água até ao regresso do tutor.
  • Transtornos compulsivos, como andar em círculos atrás da cauda ou andar para a frente e para trás.
  • Automutilação, como coçar a pele e arrancar o pelo.
  • Vómitos, hipersalivação e depressão.

Nenhum destes sintomas de ansiedade por separação no cão deve ser ignorado, seja quando ouve as reclamações dos vizinhos ou quando entra em casa e vê objetos destruídos. Porém, na ausência destes sinais, há outros indicadores de ansiedade que os animais mais stressados podem emitir, com os tutores em casa:

  • Seguir o tutor para todo o lado.
  • Ganir e arranhar a porta, se o tutor estiver fechado no quarto ou casa de banho.
  • Ladrar ou atacar pessoas ou animais que se aproximem do tutor.
  • Revelar sinais de stress quando o tutor pega nas chaves e na carteira.

Se desconfia que o seu cão sofre de ansiedade por separação, peça ajuda a um médico veterinário! O diagnóstico desta condição de saúde é realizado através do histórico clínico e das informações que possa prestar a respeito da sua rotina com o animal. 

Dicas para evitar a ansiedade por separação em cão

O seu cão sofre de ansiedade por separação? Saiba que o tratamento, na maioria dos casos, é baseado em modificações de comportamento:

  • Aumente o tempo de ausência gradualmente. Se não for possível, experimente fechar-se numa divisão da casa durante algum tempo, de forma progressiva, saindo apenas quando o cão estiver sossegado e recompensando-o com elogios (ou biscoitos). 
  • Dê um longo passeio com o cão antes de sair de casa. Se o animal estiver bem exercitado e cansado não vai ficar tão nervoso.
  • Quando sair de casa, deixe o cão entretido com brinquedos dispensadores de comida, ossos ou outro tipo de snack que dure bastante tempo porque muitas vezes a ansiedade está associada ao aborrecimento.
  • Tente ignorar os pedidos de atenção por parte do seu cão quando entra em casa. Vai ser difícil, mas se conseguir resistir-lhe durante meia hora, ele vai acabar por desvalorizar as suas ausências.
  • Recorra aos serviços de um pet sitting ou de uma creche para cães para manter o seu amigo de quatro patas ocupado e acompanhado. 

Outros conselhos para combater a ansiedade por separação em cão:

  • Não deixe que o cão o siga constantemente.
  • Não reaja sempre que o seu cão trouxer brinquedos ou tentar chamar a sua atenção.
  • Não bata nem castigue o seu cão porque isso só vai agravar o problema.
  • Não recompense o bom comportamento com comida se perceber que o seu cão se porta mal deliberadamente para ganhar um biscoito. Nesse caso, um mimo ou um elogio é suficiente.

Independentemente das dicas que resolver seguir, lembre-se que este processo pode demorar algumas semanas para surtir efeito. Mas com uma boa dose de paciência e treino qualquer cão aprende a ficar sozinho, independentemente da idade. 

Existem medicamentos para ansiedade por separação em cão?

Sim, existem ansiolíticos para cães, mas só devem ser administrados em casos muito específicos e sempre com prescrição e controlo de um Médico Veterinário. E mesmo assim, a medicação para ansiedade por separação em cão não invalida a adoção das nossas dicas para melhorar o comportamento do animal.

Já passaram uns meses e não conseguiu evitar a síndrome de ansiedade por separação no cão? Não hesite em procurar pela ajuda de um Médico Veterinário que possa falar consigo sobre comportamento animal. 

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos
Categorias
Últimos Artigos