ARTIGOS

FAQ \ IDAS AO VETERINÁRIO

O que posso fazer para diminuir o stress da ida ao veterinário?

Mesmo que o seu animal não comece a tremer, a babar-se ou mesmo a tentar fugir da clínica veterinária, não quer dizer que não fique stressado e ansioso. Logo à entrada, ele percebe ao que vai, e mesmo que seja para uma simples consulta de rotina ou tosquia, fica nervoso. O ideal é começar a treiná-lo em casa e com antecedência. Por exemplo, habituando-o à coleira e caixa de transporte e também a andar de carro, de modo a que não associe nenhuma destas coisas a idas ao veterinário, apenas. A par, antes de entrar na Clínica Veterinária João XXI brinque com o seu animal e dê-lhe um petisco de que ele goste. Leve uma manta, tolha, brinquedo ou qualquer outro objeto com um cheiro familiar capaz de ajudar a segurá-lo e acalmá-lo durante a consulta. Em casos extremos, se se tratar de um bicho extremamente stressado ou medroso, pode pedir ao médico veterinário um calmante e ministrá-lo antes de sair de casa. E lembre-se de recompensar o seu animal de estimação, após a consulta, com mimos, brincadeiras ou até mesmo com os seus biscoitos preferidos.

É necessário ter algum cuidado especial aquando da visita?

Não é necessário nenhum cuidado especial, mas aconselhamos a que leve uma lista com as suas dúvidas e questões de modo a que saia da consulta veterinária perfeitamente esclarecido(a). Por outro lado, esteja preparado(a) para responder ao médico veterinário. É importante que saiba os detalhes dos sintomas apresentados pelo seu animal, caso ele esteja doente (por exemplo, quantas vezes vomitou ou fez diarreia), memorizar a quantidade e a marca de ração que come, produtos de higiene que usa, locais que costuma frequentar, etc.

Se o seu animal de estimação tomar medicação de uso crónico que necessite de prescrição, não se esqueça de verificar o stock do medicamento em casa e, havendo necessidade, pedir nova prescrição ao médico veterinário.

Durante a visita à Clínica Veterinária João XXI, providencie alguma forma de acalmar o seu animal, por exemplo levando um petisco ou uma manta com um cheiro familiar.

O meu gato ou cão não está doente, mesmo assim devo levá-lo ao médico?

Deve levar, sim. A Clínica Veterinária João XXI aposta na medicina preventiva que permite aumentar consideravelmente a qualidade de vida do seu animal e por isso aconselha uma ou duas visitas anuais, mesmo tratando-se de um animal saudável. Tal como as pessoas fazem consultas de rotina, só para se certificarem se a sua saúde está bem, também os animais devem beneficiar de pelo menos uma ida ao veterinário por ano para que se possam detetar sinais subtis de que algo não está bem e intervir atempadamente, se for o caso. Um diagnóstico precoce é a chave para o sucesso terapêutico e bem-estar do seu animal!

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio

Categorias
Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio