A tomada de decisão deve ser ponderada. Se o título deste artigo lhe desperta atenção, provavelmente pretende obter mais informação a respeito de esterilização de cadelas, antes de submeter o seu animal a uma cirurgia. Nos dias de hoje este tipo de intervenções, além de comum e segura, é eficaz para evitar ninhadas indesejadas, prevenir o surgimento de diversas doenças e aumentar a qualidade e esperança média de vida da cadela.
O que é esterilização de cadelas?
Esterilização de cadelas é a eliminação da capacidade reprodutiva, quer por meios cirúrgicos ou meios químicos. No entanto, o método cirúrgico é o mais recomendado porque é a forma mais segura e definitiva de impedir a procriação e reduzir a probabilidade de aparecimento de tumores mamários (benignos ou malignos).
Como é feita a cirurgia de esterilização de cadelas?
A cirurgia de esterilização é feita através de uma incisão na barriga (abdoném), mais ou menos invasiva de acordo com a técnica escolhida, para remoção dos órgãos do sistema reprodutivo das fêmeas, ou seja, dos ovários (ovariectomia) ou dos ovários e útero (ovário-histerectomia).
Sem os ovários, a produção de hormonas sexuais e a ovulação são interrompidas, pelo que as cadelas deixam de ter o cio e de poder engravidar.
Qual é o método de esterilização de cadelas mais adotado?
Atualmente, o método mais adotado é a ovário-histerectomia que consiste na remoção dos ovários e útero. Embora seja uma cirurgia mais invasiva que a esterilização em machos, porque implica uma incisão abdominal para extrair os ovários e o útero, não costuma demorar mais de 60 minutos.
Em algumas clínicas veterinárias a esterilização de cadelas também pode ser feita por laparoscopia, uma técnica cirúrgica de remoção dos ovários através de pequenos orifícios na barriga da cadela. Esta intervenção é realizada com ajuda de um endoscópio, uma câmara que permite visualizar num ecrã o interior do corpo da cadela e de toda a cirurgia em si. Assim, a laparoscopia é um método menos invasivo, tem um menor risco de infeção e promove uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.
Em qualquer caso, um exame antes da cirurgia de esterilização é fundamental para garantir a eficácia do procedimento e a segurança durante a anestesia (consulta pré-cirúrgica), não obstante o risco anestésico ser praticamente nulo graças aos equipamentos de monitorização existentes em qualquer clínica veterinária com a especialidade de cirurgia.
Principais vantagens da esterilização em cadelas
- Evita gravidezes indesejadas e cio.
- Aumenta a qualidade e esperança média de vida.
- Previne o cancro dos ovários e do útero.
- Evita a piómetra, uma infeção uterina grave.
- Reduz a probabilidade de tumores mamários.
Existem desvantagens?
Sim, poder-se-ão ter em consideração desvantagens.
A primeira desvantagem é a irreversibilidade. Se esterilizar a sua cadela ela não se vai poder reproduzir, mesmo que você mude de ideias. Além disso, como em qualquer cirurgia semelhante, a anestesia geral tem alguns riscos associados, mas numa clínica veterinária de qualidade são minimizados.
Apesar da probabilidade ser muito muito reduzida, a esterilização da cadela também pode desencadear incontinência urinária e disfunção da tiroide.
E por fim, há uma probabilidade de ver a sua cadela esterilizada engordar e sofrer de obesidade, mas nada que não consiga contrariar com exercício físico e especialmente com uma alimentação ou ração adequada (solicite-nos uma opinião especializada).
No entanto, deve-se ter em consideração que a esterilização antes do primeiro cio reduz a probabilidade de aparecimento de tumores ou cancro da mama.
Tudo em vantagens e inconvenientes, mas as vantagens estão neste caso em maioria.
Quando deve esterilizar a sua cadela?
A maturidade sexual vai depender da raça e por isso convém marcar uma consulta de avaliação no Médico Veterinário para conseguir agendar a cirurgia antes do primeiro cio, geralmente aos 6 meses em cadelas de pequeno porte e 9 meses em cadelas de médio/grande porte.
Pode esterilizar uma cadela adulta?
Claro que sim. Recomenda-se a esterilização precoce para evitar problemas de saúde, mas independentemente da idade do animal, vai sempre a tempo de evitar o cio, as gravidezes indesejadas e as infeções uterinas, apesar da cadela já ter sofrido a influência das hormonas sexuais.
Como é a recuperação das cadelas após a esterilização?
O processo de recuperação após uma cirurgia de esterilização não é complicado, mas convém ficar em casa a vigiar o animal durante os primeiros dias (pelo menos durante as primeiras 24 horas) para assegurar o repouso (nada de esforços e corridas nos 2/4 primeiros dias) e para evitar que lamba a ferida causada pela incisão, complicando a cicatrização. Existem golas (colares isabelinos) e bodies (roupinhas próprias) para facilitar a recuperação e evitar uma infeção, mas deve também assegurar que o animal tem uma cama limpa e confortável para se deitar e descansar.
As refeições nos primeiros dias após a cirurgia de esterilização também devem ser mais leves porque o estômago da cadela está mais sensível.
Por fim, será prescrita medicação para aliviar as dores em caso de necessidade (analgésicos e antibióticos) e 10 dias após a intervenção, a cadela deve ser vista pelo Médico Veterinário. Se a ferida tiver cicatrizado bem, ela pode retomar a sua vida normal.
Qual é o preço da esterilização de cadelas?
O preço da esterilização de cadelas depende do porte do animal, da técnica escolhida para o procedimento cirúrgico e também da clínica veterinária ou hospital veterinário, pelo que deve sempre agendar uma consulta de avaliação para obter um valor correto. No entanto, a média de valores situa-se nos 200€-400€ (dependendo do peso e complexidade e duração da cirurgia), à qual pode acrescer o preço das análises e exames pré-cirurgia e do colar isabelino ou body.
Onde fazer a esterilização de cadelas?
Clínica Veterinária João XXI! Temos uma Equipa Clínica experiente de Médicos Veterinários, preparada para assegurar a eficiência da esterilização (ou castração de cães… e gatos), e garantir o bem-estar e saúde do seu animal: antes, durante e depois da cirurgia!