ARTIGOS

FAQ \ Esterilização e Castração

O que é a esterilização e como se processa?

Castrar ou esterilizar um animal é uma operação comum onde parte dos órgãos reprodutores são removidos. Nos machos a esterilização também é conhecida por castração e envolve a remoção dos testículos. Nas fêmeas envolve a remoção dos ovários e algumas vezes também do útero.

Nos cães e gatos, a castração é uma cirurgia sem grande complexidade, exceto se os testículos do animal ainda não tiverem descido e for necessário proceder a cirurgia abdominal.

Nas cadelas e gatas a esterilização, apesar de ser uma cirurgia de rotina e muito comum, é um procedimento cirúrgico mais complexo do que nos machos, pois é feita através de uma incisão na zona abdominal. 

Se está a pensar esterilizar o seu animal, fale com um dos Médicos Veterinários da Clínica Veterinária João XXI que o poderá esclarecer sobre o assunto.

Devo castrar ou esterilizar o meu animal de companhia? 

A decisão é sua, mas antes de a tomar pense no seguinte: quer ter descendentes do seu animal de estimação? Se tem a certeza que não quer, talvez a esterilização seja a melhor solução, até porque os animais esterilizados têm uma maior esperança de vida, menos problemas de saúde e adquirem hábitos com menores riscos.

Quais as vantagens da esterilização?

  • Cadelas e gatas:
  • Além do óbvio controlo de uma gravidez indesejada, a esterilização precoce em cadelas e gatas pode auxiliar na prevenção do aparecimento de tumores mamários em idade adulta 
  • Como são retirados o útero e os ovários, as cadelas e gatas ficam menos susceptíveis de desenvolver patologias ao nível destes órgãos
  • Nas gatas que têm, em geral, cios bastante incomodativos, com vocalizações exuberantes, a esterilização é ainda mais benéfica
  • Estudos indicam que a esterilização parece aumentar de forma significativa a esperança média de vida das fêmeas, justificando a cirurgia
  • Cães e gatos:
  • A castração dos cães e gatos elimina o desenvolvimento de tumores testiculares uma vez que estes órgãos são removidos e faz com que, geralmente, diminua o aparecimento de problemas da próstata na idade adulta
  • A castração é também uma forma de resolver problemas como a marcação de território (urinar dentro de casa) e de controlar a agressividade (perante pessoas e/ou outros animais)
  • Os gatos, em particular, vão deixar de ter tendência para se envolverem em lutas para acasalarem, comportamentos responsáveis pela transmissão de doenças graves e incuráveis como a Leucose Felina, a Imunodeficiência Felina e a Peritonite Infeciosa Felina
  • Especialmente em machos, a castração deixa os animais mais calmos e moldados aos hábitos e rotinas dos donos, mais sociáveis com pessoas e com outros animais

A esterilização só tem vantagens?

Não. Tem algumas desvantagens. Além de se tratar de um ato cirúrgico, os animais esterilizados têm mais tendência para engordar e, no caso dos felinos, pode aumentar a probabilidade de virem a sofrer de infeções urinárias. Contudo, são problemas que podem ser facilmente evitados ou resolvidos. Siga os conselhos nutricionais do seu Médico Veterinário de família para prevenir estas situações.


Quando devo esterilizar o meu animal de estimação?

Tire a dúvida com o seu Médico Veterinário. Quando o seu animal de estimação, seja gato, cão, gata ou cadela, atinge a maturidade sexual a cirurgia pode e deve ser efetuada nessa altura (eventualmente antes), até para evitar desde logo uma gravidez indesejada. De resto, como os benefícios da esterilização para a saúde do seu animal diminuem à medida que ele vai envelhecendo, o melhor é esterilizá-lo o mais cedo possível. Marque uma consulta na Clínica Veterinária João XXI para se poder avaliar a situação.

É verdade que é vantajoso para a saúde da minha gata/cadela ter pelo menos uma ninhada?

Aos dias de hoje, não existem estudos científicos que comprovem esta afirmação.

Quer para uma gata quer para uma cadela não há nenhum benefício em ter, pelo menos, uma ninhada. Trata-se de um mito, não há evidências médicas que provem isso. Procriação e acasalamento não significam saúde. A vida sexual dos animais segue ritmos biológicos e padrões instintivos, é apenas uma questão hormonal e não psicológica, ou seja, o animal sente vontade de copular por estímulos hormonais e não por necessidade ou prazer.

Que alterações posso esperar após a esterilização?

Não vão surgir alterações imediatas a nível da personalidade do seu animal de estimação. As alterações que advém da esterilização resultam de questões relacionadas com a remoção do aparelho reprodutor: aumento da esperança de vida com a diminuição e eliminação de propensão para doenças graves.

Porém, a esterilização está associada a ganho de peso porque a alteração hormonal como resultado da esterilização pode significar uma perda de apetite nas fêmeas e uma diminuição da atividade em busca de parceira para acasalar no caso dos machos. Resultado? Como se mexem menos, os animais podem engordar alguns quilos. É uma questão de vigiar a alimentação e promover momentos de exercício ao seu animal. Poderá ainda existir redução de estados de impaciência comportamental.

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio

Categorias
Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio