ARTIGOS

Cão com gengiva preta

Estava a brincar com o seu animal de estimação e de repente reparou que… tem um cão com gengiva preta?!! Algumas raças apresentam manchas negras nas gengivas e não a típica coloração rosada dos humanos, e vamos tentaremos explicar porquê!

Um cão com gengiva preta, ou seja, um cão com manchas negras nas gengivas é apenas um cão a exibir a presença inofensiva de um pigmento escuro (chamado de melanina) na mucosa oral. Trata-se de uma herança genética inofensiva que pode acontecer em qualquer raça de cão, apesar das manchas pretas nas gengivas dos cães serem mais comuns em animais que também têm outras zonas do corpo pigmentadas de preto, tais como lábios, nariz, bordo palpebral, almofadinhas plantares e unhas. Inclusive, existem duas raças – Chow Chows e Shar-Peis – em que é normal que a língua também apresente uma coloração diferente, neste caso azulada. 

Alterações no padrão normal das manchas pretas

São comuns e, à partida, inofensivas, mas ainda assim é importante observar se existem alterações no padrão normal de manchas pretas nas gengivas do cão, verificando de tempos a tempos se as manchas aumentam, mudam de formato, multiplicam-se ou alteram a textura e/ou cheiro. 

Caso alguma destas (ou outras) alterações ocorra no cão com gengiva preta, deve procurar ajuda junto de um médico veterinário, que lhe poderá indicar se as mudanças são normais ou se têm um significado clínico e exigem tratamento. 

Regra geral, estas manchas escuras são perturbadoras, mas normais e inofensivas para o seu cão. Não acarretam efeitos nocivos sobre a saúde ou bem-estar. Porém, nalguns caso pode tratar-se de uma ferida ou mesmo de uma infeção na gengiva que tem de ser travada antes que se espalhe por todo o organismo do animal, levando a outros tipos de infeções e problemas de saúde e acabando por apodrecer os dentes do cão, dificultando a atividade de mastigar e comer.

Reparou em alterações nas gengivas do cão? Entre em contacto com a Clínica Veterinária João XXI para podermos agendar uma consulta e avaliar a situação. 

Prevenção de infeções gengivais

Como cada raça pode apresentar uma cor diferente nas gengivas, a primeira coisa a fazer para prevenir doenças nas gengivas do cão é saber qual a cor das suas gengivas, antes que ele fique doente, não é verdade? 

Não importa se se trata de um cão com gengiva preta ou cor de rosa, importa conseguir detetar alguma alteração na cor para poder consultar um médico veterinário atempadamente. 

E se a cor não se alterar, importa seguir estas dicas para prevenir doenças bocais:

  • Observe a boca do seu animal de estimação, porque há muitas doenças que podem ser transmitidas via oral.
  • Escove os dentes do seu cão para eliminar o tártaro e placa bacteriana, usando uma pasta dentífrica e escova de dentes própria para cães. 
  • Ofereça brinquedos de mastigação para que o seu cão se mantenha entretido a massagear as gengivas e a remover o tártaro.

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio

Categorias
Últimos Artigos

Repelentes naturais de pulgas e carraças versus tratamentos químicos com pesticidas: quais escolher?

Leishmaniose canina: um caso em que prevenir, é mesmo o melhor remédio