O seu animal de estimação anda a beber muita água e a urinar com frequência? Tem falta de apetite e fraqueza? É melhor agendar uma consulta numa clínica veterinária porque pode tratar-se de Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães, uma doença grave caracterizada pela perda da função dos rins.
O que é Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães?
Seja em gatos ou cães, Insuficiência Renal Crónica é uma doença sem cura que consiste na diminuição do tecido renal funcional ou perda da função dos rins, progressiva e permanente. Por outras palavras, o rim deixa de conseguir filtrar o sangue e eliminar substâncias tóxicas e por isso começam a acumular-se partículas nocivas na corrente sanguínea do cão ou gato, que podem ter consequências graves para a saúde do animal.
Apesar de ser uma doença grave, um gato ou cão com Insuficiência Renal Crónica pode ter qualidade de vida, desde que tenha cuidados especiais e um acompanhamento médico constante.
A doença renal é mais comum em gatos ou cães?
É mais comum em gatos (especialmente gatos idosos), mas também pode ocorrer em cães. Estatísticas mostram que 1 em cada 3 gatos e 1 em cada 10 cães poderão vir a sofrer de Insuficiência Renal Crónica ao longo da vida, sendo que as hipóteses de desenvolver esta doença aumentam com a idade. É por isso que os Médicos Veterinários costumam recomendar uma consulta de rotina anual, para diagnosticar problemas renais, a todos os cães e gatos com mais de 7 anos de idade.
Tem um cão ou gato idoso? Clique aqui marque a sua consulta de rotina – Clínica Veterinária João XXI.
Causas da insuficiência renal em gatos e cães
A insuficiência renal em gatos e cães pode resultar de uma grande variedade de condições que causam lesões no néfron, a unidade morfofuncional do rim, e muito embora na maior parte das vezes a causa exata da lesão renal seja desconhecida, há diversos fatores que deve levar em linha de consideração:
- Idade do animal, já que em cães e gatos idosos é maior a probabilidade de insuficiência renal.
- Obesidade, na medida em que o excesso de lipídios aumenta os níveis de moléculas de açúcar no sangue que podem lesionar os rins.
- Alimentação com altos níveis de fósforo e excesso de proteínas, uma substância pesada que sobrecarrega os rins.
- Outros problemas de saúde como cancro, pancreatite, pressão arterial alta, pedra nos rins e doenças periodontais que podem desencadear insuficiência renal.
- Ingestão de medicamentos sem a orientação de um Médico Veterinário e de outras substâncias tóxicas, como pesticidas e produtos de limpeza.
- Fatores hereditários, visto que algumas raças de gato de pelo longo como Persa e Angora e algumas raças pequenas de cães, como Shitszu e Yorkshire, são mais propensas a desenvolver problemas renais.
Sintomas de Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães
Apesar de numa fase inicial da doença, o animal não apresentar sintomas porque a parte do rim funcional acaba por trabalhar em excesso para compensar a parte problemática, quando cerca de 75% dos rins estão disfuncionais, surgem vários sintomas, nomeadamente:
- Aumento da ingestão de água.
- Aumento de produção de urina.
- Vómitos e perda de apetite.
- Desidratação e perda de peso.
- Úlceras na boca e mau hálito.
- Anemia, fraqueza e hemorragias.
- Confusão mental.
- E convulsões, em estados mais avançados.
Como geralmente os sintomas só surgem quando 75% da função renal está perdida, deve marcar check-ups regulares para o seu gato ou cão. Clique aqui, agende a consulta. Quanto mais cedo a doença renal for diagnosticada, mais tempo tem para adiar a progressão.
A Insuficiência Renal Crónica nos gatos e cães é grave?
Tal como acontece com os humanos, as lesões no rim são normalmente irreversíveis. Por isso, sim: a insuficiência renal nos gatos e cães é grave. Porém, a qualidade e esperança de vida de um animal com Insuficiência Renal Crónica depende muito do tratamento.
Tratamento da Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães
A Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães não tem cura, mas, dependendo do estado evolutivo, existem três tipos de opções de tratamento para atrasar a progressão da doença:
1. Alimentação
Em primeiro lugar, é possível retardar a doença com uma dieta à base de ração especial para cães ou gatos com insuficiência renal, que minimiza os produtos de excreção que os rins deveriam eliminar e compensa parcialmente as alterações minerais e eletrolíticas que ocorrem na insuficiência renal.
2. Medicação
Em segundo lugar, medicação direcionada para as consequências da insuficiência renal em cães e gatos, como vómitos, falta de apetite, hipertensão e anemia. Em casos mais graves pode ser necessário hospitalizar o animal para fazer a administração de fluidos.
3. Hemodiálise
Em terceiro lugar, caso os rins estejam tão doentes que deixem de conseguir fazer a filtragem, o seu animal de estimação pode ter de fazer hemodiálise, um processo muito dispendioso e sem garantias, em que o sangue é filtrado num aparelho para limpar as substâncias tóxicas e depois reintroduzido no corpo, terapia efectuada sob sedação e/ou anestesia geral, 2 a 3 vezes por semana.
Cirurgia de transplantes renal em gatos e cães
Também é possível fazer uma cirurgia de transplante renal em gatos e cães, só que este procedimento levanta algumas questões éticas (afinal, ninguém pergunta ao doador se quer oferecer um rim!) e não é indicado para todos os casos clínicos. Além disso, é bastante dispendioso e exige, naturalmente, um gato ou cão doador compatível, de preferência com grau de parentesco para evitar a rejeição do rim transplantado. Se tudo correr bem, após a cirurgia são realizados exames periódicos e o animal deve manter o acompanhamento médico mesmo após a sua recuperação. Em relação ao gato ou cão doador, que também receberá acompanhamento médico, mas são poucas as probabilidades de complicações pós-cirúrgicas. Este tratamento é também dispendioso pois o paciente terá de fazer tratamento farmacológico imunossupressor durante toda a vida, de forma a evitar a rejeição do órgão transplantado.
Como prevenir a Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães?
O diagnóstico precoce. Feito através de análise ao sangue e urina, ultrassonografia e pressão arterial – é a melhor forma de prevenir a Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães. Contudo, também é importante estimular a ingestão de água, manter a caixa das necessidades limpa e promover uma boa dieta alimentar.
Para mais esclarecimentos em relação a Insuficiência Renal Crónica em gatos e cães, consulte a Clínica Veterinária João XXI.