Viver num apartamento não é impeditivo para ter um cão, até porque a maioria dos cachorros se pudesse escolher entre a companhia dos donos e uma casa com um jardim a perder de vista, escolhia a primeira opção. Porém, convém conhecer as melhores raças de cães para apartamentos antes de formalizar a adoção porque independentemente do tamanho, só os animais mais sociáveis e tranquilos são verdadeiramente felizes em espaços pequenos, e mesmo assim com passeios regulares ao ar livre assegurados!
Características dos cães para apartamentos
Grandes ou pequenos, cães de apartamento deve ter algumas características especificas, desde logo serem meigos e sociáveis, já que vão lidar todo o dia com a interação humana e eventualmente com outros animais de companhia. Porém, se a meiguice e sociabilidade fossem suficientes, a lista de cães para apartamentos era demasiado extensa! Por isso, convém escolher também uma raça que tenha um nível energético médio/baixo e não exija grande estimulação física diária, embora os passeios regulares sejam sempre necessários. E este sim, é o fator determinante para a escolha de um cão para apartamento, porque um animal muito ativo dentro de uma casa com pouco espaço, acaba por entrar em stress e começar a destruir objetos. Ainda assim, não relacione o nível de energia com o tamanho do animal porque há cães de grande porte que são verdadeiros molengas dentro de casa e cães de porte pequeno que não param quietos!
Por fim, se anda a pesquisar por cães para apartamentos, há mais dois fatores a levar em linha de conta: as raças de cães mais barulhentas que passam a vida a ladrar e as raças de cães consideradas perigosas, como Pit Bulls, que podem incomodar ou assustar a vizinhança.
Quais são as melhores raças de cães para apartamentos
Se vive num apartamento e quer adotar um cão, temos uma excelente notícia: o que não faltam são raças que vivem perfeitamente felizes em pouco espaço, desde que tenham a companhia dos donos. Tantas que pode escolher entre raças de pequeno porte, médio porte e grande porte, de acordo com os próximos exemplos.
Cães para apartamentos | Raças de pequeno porte
- Pug
Além de silencioso, o Pug é um cão pequeno que não precisa de fazer muito exercício e por isso considerado como uma das raças de cães ideias para apartamentos.
- Bichon Maltês
O Bichon Maltês é outro cão muito dócil que aprende facilmente a adaptar-se à vida familiar num apartamento, embora seja um pouco desconfiado com estranhos.
- Caniche Toy
O Caniche Toy, a variedade mais pequena da raça caniche, é inteligente, calmo e apesar de necessitar de algum exercício físico, ajusta-se lindamente à um espaço pequeno.
- Pequinês
Bastante sossegado, o Pequinês é o cão perfeito para uma família que mora num apartamento na cidade, só precisa da companhia dos donos… e escovagens regulares!
- Yorkshire Terrier
O Yorkshire Terrier, além de pequeno, não precisa de fazer grandes passeios, mas para viver dentro de um apartamento deve ser socializado.
- Chihuahua
Super apegado aos donos, o Chihuahua é indicado para apartamentos, mas não lida bem com a solidão.
- Jack Russel
É bastante ativo, mas se tiver paciência para brincadeiras e passeios mais demorados, o Jack Russel pode ser a melhor companhia para si que vive num prédio.
Cães para apartamentos | Raças de médio porte
- Bulldog Francês
Bastante sociável, o Bulldog Francês é uma das raças de médio porte indicadas para famílias que vivem em apartamentos.
- Bulldog Inglês
De igual forma, o Bulldog inglês consegue viver em pequenos espaços, até porque é um cão bastante preguiçoso e silencioso.
- Boston Terrier
O Boston Terrier tem uma personalidade forte, mas tranquila e adaptável a apartamentos na cidade.
- Basset Hound
É meigo, calmo e preguiçoso e por isso tem as características ideais para viver em prédios, embora deva ser treinado para não se tornar demasiado vocal.
- Schnauzer
O Schnauzer gosta de fazer exercício, mas ao mesmo tempo é uma raça de cão que encontra a felicidade mesmo no centro da cidade.
Cães para apartamentos | Raças de grande porte
- Dogue Alemão
Pode chegar aos 80 cm, mas ainda assim é um cão mandrião que só precisa de um sítio para se deitar em cada divisão de um apartamento.
- Golden Retriever
É grande, mas também é o cão perfeito para apartamento porque se adapta com muita facilidade ao espaço disponível, desde que tenha as suas idas à rua asseguradas.
- Boxer
Muito brincalhão e curioso, o Boxer se fizer pelo menos dois passeios por dia é um cão que vive feliz num apartamento.
- Mastiff
O Mastiff é muito calmo e por isso se apostar na sua socialização desde cedo, pode mantê-lo num espaço pequeno.
- Labrador
Se investir em passeios regulares, o Labrador é um cão dócil, que se dá bem com humanos e outros animais, e por isso ótimo para criar em apartamento.
E os cães sem raça definida (rafeiros)? Adaptam-se bem a apartamentos?
Sim, claro. Os cães rafeiros também se podem adaptar à vida num apartamento, mas como neste grupo se inserem vários tipos de cães, deve procurar conhecer as características do animal antes de formalizar a adoção.
Principais cuidados a ter com cães para apartamentos
Agora, conhecendo as melhores raças de cães para apartamentos, poderá estar na hora de se inteirar também sobre os cuidados especiais com os patudos em espaços pequenos.
Em primeiro lugar, dois a três passeios diários ao ar livre são fundamentais para o cão fazer as suas necessidades e exercício físico.
Em segundo lugar, é importante definir, dentro de casa, qual é o local onde o cão pode dar azo às suas brincadeiras, qual é o local onde tem uma caminha confortável para dormir e qual é o local onde tem um jornal ou tapete higiénico para fazer as necessidades em dias de chuva e temporal, por exemplo.
Em terceiro lugar, deve reservar todos os dias uns momentos para mimar e brincar com o seu companheiro e por fim, não se descuidar com os banhos e cuidados de higiene nem tão pouco com as idas regulares ao veterinário para manter a saúde do seu amigo de quatro patas em dia.
A Clínica Veterinária João XXI tem à sua disposição todos os serviços que são necessários para manter a saúde ao longo da vida do seu cão.