Orelhas longas quase a roçar no chão. Pelo macio e levemente ondulado. Olhar meigo e cauda sempre a abanar… assim se apresenta o Cocker Spaniel Inglês! Uma raça de cães muito popular devido à sua capacidade de socializar, brincar, aprender e agradar aos donos.
História do Cocker Spaniel
O Cocker Spaniel Inglês teve origem em Espanha no século XIV, época em que era usado na falcoaria, sendo mais tarde levado para Inglaterra e batizado de Spaniel (do francês arcaico “espaigneul”, que significa espanhol).
Durante o século XVI, os ingleses dividiram a raça Spaniel em dois grupos: cães que trabalhavam em terra e cães que trabalhavam na água. Os primeiros foram ainda subdivididos numa raça de cães de caça e noutra raça de cães para recuperar galinholas (mais pequenos). Ora, como a expressão em inglês para galinhola é “woodcock” já está a perceber o porquê do nome Cocker Spaniel, não é verdade? Um nome que foi adotado em 1892, pelo Clube de Canicultura Inglês, separando definitivamente as duas raças.
Com o passar dos anos, os Cocker Spaniel foram-se apurando consoante as suas habilidades e o seu tamanho, dando origem a diferentes raças, das quais o Cocker Spaniel Inglês, o Spaniel mais popular do mundo!
Entretanto, nos Estados Unidos a raça Spaniel sofre um desenvolvimento ligeiramente diferente devido ao cruzamento do Cocker Inglês com outras raças, acabando essa versão por ser considerada uma raça autónoma em 1946. Principal diferença face ao homólogo inglês? O Cocker Spaniel Americano é maior.
Características do Cocker Spaniel
Nome da raça: Cocker Spaniel Inglês
Classificação: 8 – Cães levantadores e cobradores de caça (ou Retrievers) e cães de água
Origem: Grã-Bretanha
Porte: Médio
Peso aproximado: 13-15 Kg
Altura aproximada: 38-41 cm
Esperança média de vida: 14 anos
Cabeça: elegante, com nariz largo e bem desenvolvido
Focinho: quadrado e bem definido
Olhos: castanhos ou cor de avelã
Orelhas: compridas, com pelo longo e sedoso
Corpo: compacto, de dorso curto e membros posteriores musculados
Membros: musculados e com boa estrutura óssea
Patas: com almofadas firmes e redondas
Pelo: suavemente ondulado e bem franjado
Cauda: natural e de comprimento médio
Pelagem/cor: grande variedade de cores e combinações
Saúde do Cocker Spaniel
Não há como negar que um dos problemas de saúde mais comuns no Cocker Spaniel Inglês é a infeção nos ouvidos, muito devido às suas orelhas compridas que entrando em contacto direto com o solo, se sujam mais facilmente.
No entanto, e apesar de alguns exemplares também terem tendência para atrofia progressiva da retina, cataratas e displasia da anca, trata-se de uma raça de cães robusta que para se manter alegre, forte e equilibrada, só necessita de uma boa alimentação, exercício físico diário e consultas com um médico veterinário de forma regular.
Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentistria, ecografia, análises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas!
Cuidados especiais com Cocker Spaniel
Além da limpeza regular das orelhas, o Cocker Spaniel Inglês exige cuidados com o pelo, que deve ser escovado (pelo menos) de 2 em 2 dias, com especial atenção para a zona das axilas, patas e orelhas, que têm tendência para emaranhar. Sempre que necessário, apare o pelo ao cão, para que não arraste pelo chão.
Além disso, deve lavar os dentes do animal 2/3 vezes por semana e cortar-lhe as unhas 1/2 vezes por mês.
Como vê, os cuidados com o pelo do Cocker Spaniel e até com o corte das unhas são exigentes, pelo que é melhor delegá-los a uma clinica veterinária com uma equipa profissional, experiente em banhos, cortes e tosquias!
Temperamento do Cocker Spaniel
O Cocker Spaniel Inglês é um cão amoroso: alegre, extrovertido e afetuoso. Tanto é amigável com outras pessoas além dos donos, como com outros animais de estimação, mas sentindo o cheiro de uma presa, não há como evitar que lhe siga o rasto!
Este cão também está sempre disponível para brincar… e comer! Não são raros os casos de Cocker Spaniel com excesso de peso.
Também é um cão inteligente e relativamente fácil de se treinar, mas tem tendência a sofrer de ansiedade por separação, porque é um animal bastante apegado aos donos que não gosta de ficar muito tempo sozinho.
Alimentação do Cocker Spaniel
Como qualquer outra raça de cães, os Cocker Spaniel precisam de uma alimentação equilibrada entre os principais grupos nutricionais para se manterem saudáveis ao longo da vida. Lembre-se, contudo, que o Cocker está sempre com apetite e independentemente de optar por alimentação seca ou alimentação húmida, não dê comida em excesso!
Não sabe qual a melhor ração para o seu cão? Tire as suas dúvidas na nossa Vetboutique
O cachorrinho Cocker Spaniel Inglês
Da prevenção de doenças à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados especiais com um bebé Cocker Spaniel Inglês:
- Ração adequada à idade e, para evitar diarreias ou vómitos, quando chega ao novo lar deve continuar a comer a ração a que estava habituado no criador. Em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual, misturando a ração antiga com a ração nova durante uma semana.
- Brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos donos, já que o bebé Cocker Spaniel é muito agitado!
- Necessidades na rua assim que esteja devidamente desparasitado e vacinado, e preparado para aprender as regras básicas.
- Identificação obrigatória através da colocação de microchip pelo médico veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade.
A clínica veterinária para o seu Cocker Spaniel?
Agende já a consulta na Clínica Veterinária João XXI:
- Realizamos um exame geral sobre o estado de saúde do seu patudo.
- Iniciamos o protocolo de vacinação e desparasitação do cão.
- Aplicamos o microchip.
- Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.