A raça é recente, mas já fez furor! O Jack Russell é bem-disposto, carinhoso, ativo, inteligente e confiável. Quem não se lembra dele no filme “A Máscara” onde o ator Jim Carrey se faz acompanhar de um cão em intermináveis aventuras? Sim, esta é uma raça muito representada na sétima arte, mas também em muitos lares de famílias europeias e americanas.
A História do Jack Russel
O Jack Russell Terrier teve origem em Inglaterra e deve o nome ao seu primeiro criador John (“Jack“) Russell que desenvolveu a raça no século XIX, a partir de antigos terriers de pelo cerdoso, de modo a obter um cão capaz de perseguir a raposa na sua toca (assim como o coelho e o javali), mas sem a agressividade do Fox Terrier que além de perseguir, matava o animal.
Apesar das raízes britânicas, foi na Austrália que o Jack Russell evoluiu, tanto que antes da raça ser reconhecida oficialmente em Inglaterra (1990) foi fundado o Jack Russell Terrier Club of Australia (1972). O apuramento deste cão resultou na criação de duas raças: o Jack Russell Terrier e o Parson Jack Russell Terrier, bem mais alto. Estes cães ainda são muito utilizados na caça da raposa, mas tornaram-se mais populares como cães de companhia, principalmente na Europa e nos Estados Unidos da América.
Características
Nome da raça: Jack Russell Terrier
Classificação: GR. 3 Secção 1 (Terriers de tamanho grande e médio)
Origem: Grã-Bretanha
Porte: Pequeno
Peso aproximado: 5/7Kg
Altura aproximada: 25/30cm
Esperança média de vida: 14 anos
Cabeça: crânio achatado e maxilares grandes.
Nariz: preto.
Olhos: pequenos, escuros e com uma forma amendoada.
Orelhas: semi-caídas ou caídas para a frente com grande mobilidade.
Corpo: longo, pescoço musculado, peito baixo, dorso sólido e direito e lombo ligeiramente arqueado.
Membros: fortes, musculados.
Pelo: curto e duro, liso ou cerdoso.
Cauda: alta, forte, direita.
Pelagem/cor: Branco e preto, branco e castanho ou branco, preto e castanho (mas o branco deve predominar sempre).
Saúde
Sobre a saúde do Jack Russell há que começar por dizer que é um animal resistente que se bem cuidado pode viver até aos 15 anos. Ainda assim, existem algumas patologias típicas da raça como propensão para surdez, anomalias oculares e ataxia hereditária ou mielopatia no sistema nervoso, doenças que se podem desenvolver-se tanto durante os primeiros meses de vida como na velhice e que se revelam em falta de coordenação, dificuldade para andar e até manter-se de pé.
Ainda sobre a saúde do Jack Russell, há a acrescentar que também pode desenvolver dermatites ou alergias de pele (atopia) e tem tendência a ganhar peso, pelo que os donos devem providenciar uma alimentação equilibrada e, claro, momentos de exercício físico.
Temperamento
O Jack Russell é um cão bem-disposto, ativo, inteligente, destemido, confiável e amigável. Embora seja teimoso, impetuoso e independente, é muito carinhoso e apegado aos donos. Mas isso não significa que não necessite de treino e educação firme, pelo menos até aprender a respeitar os limites impostos pela família. Aliás, o Jack Russell precisa de ser estimulado psíquica e fisicamente para manter o equilíbrio e não resolver encontrar por si mesmo desafios e tornar-se um cão destruidor.
É um excelente cão de família, consegue ser bastante bem-comportado, mas exige passeios longos onde possa gastar a sua energia. Devido ao seu instinto caçador e determinação, deve contactar com outros animais desde cedo.
Alimentação
A alimentação do Jack Russell cachorro deve ser equilibrada e contribuir para o reforço do seu crescimento harmonioso através de proteínas, cálcio e fósforo. Existem vários tipos de ração para Jack Russell júnior com fórmulas que ajudam a manter a saúde digestiva e promover o equilíbrio da flora intestinal, reforçando as defesas naturais do cachorro Jack Russell.
Relativamente à alimentação do Jack Russell adulto, os donos devem dar preferência a rações com fórmulas que contribuam para a manutenção da massa muscular, com um teor de proteínas adaptado e enriquecidas com complexos de antioxidantes para ajudar a manter a vitalidade. O equilíbrio de gorduras, carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais deve ser levado em consideração na hora de escolher a alimentação dos cães Jack Russell.
O cachorro Jack Russel
O Cachorro Jack Russel, como qualquer bebé, precisa de atenção e supervisão constante. Da prevenção de doenças à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados que os donos não podem lhe podem dispensar:
- Alimentação – adequada à idade. E para evitar diarreias ou vómitos, não se deve fazer mudanças bruscas de ração, ou seja, quando chegar ao novo lar, o cachorro deve continuar a comer aquilo que estava a comer antes e em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual (misturando a ração antiga com a nova).
- Brinquedos – o cachorro Jack Russel deve ter alguns brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos donos.
- Treino – além de ser ensinado a fazer as suas necessidades na rua, o cachorro Jack Russel deve começar a perceber ordens básicas aos 4/5 meses de vida, pois nessa idade aprende com facilidade.
- Socialização – o processo de socialização é fundamental para que o cachorro Jack Russell se torne num cão adulto equilibrado e sociável, mas não deve sair à rua enquanto não estiver devidamente desparasitado e vacinado.
- Microchip – é necessário fazer a identificação obrigatória do cachorro Jack Russell através de um microchip que deve ser colocado pelo veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade. Depois, o dono tem 30 dias para efetuar o registo na Junta de Freguesia da sua área de residência.
- Vacinação – apesar dos cachorros receberem a primeira imunidade das suas mães no início da amamentação, esses anticorpos acabam por desaparecer de forma que os cães não ficam devidamente protegido se a vacinação não começar a tempo. É imprescindível desparasitar o cachorro Jack Russell antes de começar a vacinação e depois, até aos primeiros 45 dias de vida, dar a primeira dose da vacina contra o Parvovírus e até às 9 semanas de vida, a vacina de proteção contra Cinomose canina, Adenovírus tipo 2, Hepatite infeciosa C e Leptospirose e a segunda dose da vacina contra o Parvovirus até às 9 semanas.
Cuidados
O Jack Russel precisa de diversos cuidados especiais, entre eles:
- Alimentação – como muitos outros cachorros de raça pequena, o Jack Russell tem tendência a engordar e por isso os donos devem exercitá-lo, mas também ter atenção à sua alimentação que deve ser equilibrada para que o cão tenha todos os nutrientes úteis para seu desenvolvimento e bem-estar. Para uma dieta correta, deve-se consultar um veterinário.
- Passeios – viva ou não num apartamento pequeno, deve fazer exercício todos os dias. O Jack Russell precisa de passear, correr, brincar e explorar a vida ao ar livre.
- Higiene – tenha o pelo macio ou cerdoso, deve ser escovado regularmente e tomar banho uma vez por mês ou sempre que estiver sujo. Olhos, ouvidos, patas e unhas devem ser inspecionados diariamente para se poder detetar atempadamente alguma alteração, como uma infestação de ácaros.
- Vigilância médica – tratando-se de um animal propenso a alguns problemas de sáude como surdez, problemas oculares e problemas nas articulações da anca, os donos de cães Jack Russel devem privilegiar o acompanhamento veterinário para se poderem detetar e até evitar algumas fragilidades.
Clínica Veterinária João XXI: o cuidado veterinário para o seu melhor amigo.
O Jack Russel é um cão amoroso, simpático, afável, mas também muito ativo. Adapta-se a um apartamento, a crianças e a até a outros animais, mas para expressar as suas características comportamentais, precisa de exercício diário, pois não é um cão que passe o dia deitado no sofá!