ARTIGOS

Melhores locais para passear o cão em Algés, Miraflores, Restelo e arredores

Apetecia-lha dormir até mais tarde ou ficar sentado no sofá a ver um filme, mas o seu cão já está ansioso por ir à rua? Faça-lhe a vontade! Conheça os melhores locais para passear o cão em Algés, Miraflores, no Restelo e arredores, e em simultâneo para promover a sua saúde e bem-estar com uma bela caminhada! 

Quem tem um cão tem uma vida mais ativa e saudável porque as idas à rua para fazer as necessidades acabam por se transformar em passeios ao ar livre sempre em movimento, particularmente se o animal for jovem e/ou enérgico. É claro que pode ter a felicidade de viver mesmo em frente a um jardim em Algés, mas ainda assim, sabe sempre bem variar (a si e ao seu animal de estimação) e é por isso que o convidamos a conhecer os melhores locais para passear o cão em Algés e arredores.

Parques caninos em Algés / Miraflores

Se mora perto destas zonas, o seu cão está com sorte. Há muitos parques caninos em Algés e arredores, onde ele pode conviver e socializar com outros cães, correr e brincar ao ar livre, dentro de um espaço próprio para animais. Conheça a lista!

  • Parque canino do Jardim Municipal de Algés
  • Parque canino do Largo Comandante Augusto Madureira
  • Parque canino da Quinta da Formiga (Rua Vítor Duarte Pedroso)
  • Parque canino do Jardim dos Incensos (Rua Bessone de Bastos)
  • Parque canino da Rua Capitão Salgueiro Maia (Cruz Quebrada e Dafundo) 

Mas atenção que para utilizar os parques caninos de Algés e Miraflores, o seu cão tem de ser sociável (ou levar açaime) e você tem de recolher os dejetos do animal e depositar em recipientes para lixo existentes nestes espaços. 

Zona Ribeirinha de Algés

A Zona Ribeirinha de Algés ou Passeio Marítimo de Algés é um clássico que não fica fora de moda para famílias com cães porque dá a oportunidade de passear o animal, aproveitando o enquadramento privilegiado da zona. Trata-se de um troço amplo e agradável, que se estende até à Cruz-Quebrada, onde o rio Tejo faz questão de lhe fazer companhia enquanto está a passear o cão em Algés. E se quiser andar um pouco mais (não será o seu cão a dizer que não) pode continuar a passear pelo troço do passeio marítimo que faz a ligação entre a Cruz Quebrada e o Forte de São Bruno, em Caxias, ou passear nos espaços verdes do Jamor.

Passeio Marítimo entre Cruz Quebrada e Caxias

O seu cão precisa de gastar energia? Ótimo pretexto para fazer o troço do passeio marítimo que liga a Cruz Quebrada ao Forte de São Bruno, em Caxias. Mais uma vez, terá o Tejo a acompanhá-lo ao longo de todo o percurso de cerca de dois quilómetros pontuado por bancos onde pode parar para dar água ao cão e apreciar o rio a querer misturar-se com o oceano.

Complexo Desportivo do Jamor

Está um dia de sol? Aproveite para levar o seu cão ao Complexo Desportivo do Jamor, considerado um dos melhores locais para passear o cão em Algés e arredores devido ao pinhal circundante. Localizado no vale do Rio Jamor, o complexo foi pensado maioritariamente para a prática de desporto, mas também serve para passeios com cães ao ar live, promovendo um estilo de vida saudável.

 Praia pet friendly em Paço de Arcos

Apetecia-lhe ir à praia, em vez de ir a um dos locais para passear o cão em Algés? Pode fazer as duas coisas se resolver visitar aquela que é a única praia pet friendly na área Metropolitana de Lisboa: Praia dos Pescadores, em Paço de Arcos. Por lá poderá encontrar banhistas com os seus amigos de quatro patas a cumprirem as regras e normas da praia para cães, claro, porque o sentido cívico dos donos é importante para manter o espaço limpo e seguro. Lembre-se também de levar chapéu de sol e bebedouro com água fresca, para hidratar o animal. E se se esquecer dos saquinhos, aproveite porque por lá existem três dispensadores de sacos para dejetos caninos, montados pela Câmara Municipal de Oeiras.

Monsanto

E por fim, que tal meter o seu cão no carro para explorar um sítio diferente? Ele vai adorar os espaços verdes em Monsanto! Da Alameda Keil do Amaral ao Parque do Calhau e Mata de Benfica, Monsanto – com uma área de 1000 hectares – está no top dos melhores locais para passear o cão em Algés e arredores.

E se surgir algum problema durante o passeio com o cão?

Muitas vezes é durante os passeios que podemos detectar o aparecimento de certos problemas de saúde. Por exemplo…

  • Os melhores locais para passear o cão (seja em Algés, Miraflores, Restelo ou outras quaisquer zonas) também são muitas vezes, os melhores locais para apanhar pulgas e carraças, inclusive carraças portadoras de doenças graves e transmissíveis ao Homem, como Doença de Lyme, Erlichiose, Babesia ou Riquetsia. Daí a necessidade de ter o seu cão vacinado e desparasitado. 
  • Nos dias de muito calor, mesmo em horários adequados a passeios com cães, também pode acontecer que o seu amigo fique com as patinhas queimadas e/ou hipertermia e problemas na pele. Pelo contrário, em passeios consecutivos em dias de inverno com muito vento, o seu cão pode ficar com uma otite!
  • Se soltar o animal durante um passeio, pode acontecer algum acidente como atropelamento ou simplesmente, o seu cão pode tropeçar, cair e partir uma perna ou ficar com problemas futuros na coluna. 
  • E em convívios no parque canino nunca se sabe quando o patudo vai sofrer um ataque por parte de outro cão (e vice-versa), não é verdade?
  • E por fim, curiosos como só eles, alguns cães tendem a comer objetos, pondo em risco a sua saúde: de pedaços de papel a pedras e objetos de plástico!

Que fazer caso necessite de assistência Médica Veterinária?

Se estiver a passear o cão em Algés, Miraflores ou na zona do Restelo, poderá contactar-nos diretamente para as nossas instalações na Clínica Veterinária João xxi em Algés, na Avenida dos Bombeiros Voluntários.

  • Medicina Preventiva – Vacinações, desparasitações
  • Medicina interna. Diagnósticos através de exames físicos e exames complementares
  • Definição de estratégias em conjunto com os tutores para melhorar a saúde dos nossos pacientes e aumentar a longevidade
  • Monitorização do estado de saúde através de consultas de acompanhamento

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária

Categorias
Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária