ARTIGOS

Principais cuidados com gatinhos recém-nascidos

Ao contrário dos bebés humanos, os gatinhos recém-nascidos subsistem por si próprios com poucos meses de vida, mas até lá precisam da mãe e dos seus cuidados para sobreviverem. E na ausência da gata, esses cuidados serão redobrados: conte com noites mal dormidas e dias muito atribulados, mas gratificantes! Afinal só há uma coisa mais fofa que um gato bebé… vários gatos bebés!

Rapidamente ficam autónomos e irresistíveis, mas quando nascem não veem nem pesam mais que 100 gramas. Precisam do leite materno, precisam de ser estimulados para fazerem as necessidades, precisam de ambientes quentes e seguros. Conheça a lista dos principais cuidados com gatinhos recém-nascidos!

Espaço dos gatinhos recém-nascidos

Como os gatinhos nascem sem ver e só abrem os olhos entre os 7 e os 15 dias de vida, devem estar sempre em segurança, se possível aninhados junto da mãe para se manterem quentes. O ideal é providenciar uma cama macia com mantas de lã e colocá-la num local abrigado, silencioso e seguro, onde os bichinhos não sejam alvo das tropelias das crianças ou de outros animais de estimação da família. 

Se não tiver uma divisão livre em sua casa, para colocar os gatinhos, opte por fazer a cama numa caixa comum ou na caixa transportadora dos animais, mas assegure-se que os seus amigos de quatro patas não conseguem sair ou cair. Aliás, é muito importante que ao longo das primeiras semanas de vida, os gatinhos não entrem em contacto com outros animais nem sejam colocados em ambientes onde possam ser contaminadas com vírus. Só depois de vacinados contra as principais doenças é que poderão ter acesso a outras zonas da casa, sim?

Em relação à temperatura do espaço destinado aos gatinhos bebés, deve rondar os 30ºC na primeira semana de vida, porque os animais não conseguem regular a sua temperatura corporal e podem sofrer de hipotermia. Ainda assim, nunca os deve colocar em contacto direto com uma fonte de calor, para evitar queimaduras. 

Na segunda semana de vida, já pode baixar a temperatura para os 25ºC, na terceira para os 20ºC e na quarta prescindir de aquecimento, pois os gatinhos já conseguem regular a sua temperatura, mesmo sendo inverno.

Alimentação dos gatinhos recém-nascidos

Poderá informar-se junto dos nossos Médicos Veterinários ou de um dos nossos especialistas de nutrição, usando os números de contatos indicados em rodapé…

À partida, os gatinhos recém-nascidos vão alimentar-se do leite da mãe, mas se a gata não estiver disponível, terá de alimentá-los com uma fórmula de leite especial para gatinhos (numa temperatura de 35/38ºC) e através de um biberão com tetina que liberte gota a gota, para não se engasgarem. 

Tendo em conta que um gato recém-nascido pesa 100/105 gramas, deve ficar atento ao peso que se deve manter nessa faixa durante algumas semanas. Se baixar, é melhor levá-lo ao veterinário!

Relativamente à frequência com que tem de alimentar os gatinhos, nos primeiros dias recomendamos intervalos de 2/4 horas (mesmo durante a noite). E sim, terá de ter paciência porque só mais tarde, por volta dos 20/25 dias de vida, é que os gatinhos bebés podem começar a comer ração num prato, moída, misturada com o leite para gatinhos recém-nascidos ou humedecida com água morna para formar uma pasta e ser mais fácil de ingerir. Da 6ª à 8ª semana de vida, pode começar então o desmame, retirando progressivamente o leite da alimentação dos gatos bebés.

 Higiene dos gatinhos recém-nascidos

Há vários cuidados de higiene com gatos bebés, mas vamos começar pelas necessidades. E isso porque quando nascem, os gatos não são capazes de urinar e defecar por si próprios, precisam que a mãe os estimula, lambendo a zona genital e anal. Se a gata não estiver presente, terá de ser você a massajar a zona anal e genital com um algodão embebido em água morna, para os animais urinarem e defecarem. 

Geralmente o gatinho recém-nascido só defeca uma vez por dia, pelo que se passar mais de um dia ou dois, deve levá-lo a uma clínica veterinária porque em animais tão pequenos a prisão de ventre pode ser fatal. 

Quando é que os gatinhos vão fazer as necessidades na caixa de areia? Só mais tarde, a partir das três semanas de vida.

Entretanto, e além da estimulação para fazerem as necessidades, os gatinhos precisam de ser limpos, primeiro com um pano húmido e depois com um pano seco e suave, de modo a não baixar a temperatura corporal.

Cuidados de saúde com os gatinhos recém-nascidos

Por último, deve agendar uma consulta com o veterinário para desparasitar os gatos recém-nascidos na segunda ou terceira semana de vida. No entanto, isso não invalida uma ida ao veterinário mais cedo, para um exame completo aos animais, até porque como qualquer animal, o gato recém-nascido está mais sujeito a infeções respiratórias, doenças parasitárias, esgana, ácaros nos ouvidos e parasitas intestinais.

Quando vacinar um gato pela primeira vez?

Aproximadamente às oito semanas de vida. Embora muitos agentes patogénicos sejam inofensivos, os gatos não conseguem enfrentar todas as bactérias, fungos, parasitas e vírus, que entre outras doenças podem provocar rinotraqueíte felina e panleucopenia felina. 

Quando colocar o microchip no gato?

O microchip deve ser colocado até aos 4 meses e atenção que é obrigado por lei a fazê-lo para registar o seu gato no SIAC, Sistema de Informação de Animais de Companhia. Assim, se o bichano fugir e for encontrado, será rapidamente contactado! A par, deve dirigir-se à junta de freguesia da sua zona de residência para pedir a licença do seu animal de estimação.

Onde desparasitar e vacinar os gatinhos recém-nascidos?

Na Clínica Veterinária João XXI temos serviços especializados para felinos e os nossos Médicos Veterinários de família, que entendem melhor as necessidades e comportamentos dos gatos. Porque eles não têm 7 vidas!

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária

Categorias
Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária