Quando a primavera está a chegar, chegam com ela uma série de parasitas externos, ansiosos por se alojar no seu animal de estimação. Por isso é natural recorrer ao Google para pesquisar por “pulgas como eliminar” ou “repelentes naturais de pulgas e carraças” ou ainda “cão com pulgas”. Vale tudo para evitar infestações e acabar com os parasitas que podem trazer problemas de saúde tanto para o seu cão, como para a sua família.
A questão é que entre tantos repelentes naturais de pulgas e carraças, por um lado, e muitos outros produtos com pesticidas, por outro, é difícil tomar uma decisão. Ou era! Porque após a leitura deste artigo terá toda a informação de que precisa para escolher a melhor forma de acabar com as pulgas.
Pulgas e carraças | Conheça melhor estes parasitas externos
Antes de procurar por produtos para eliminar pulgas e carraças, convém conhecer melhor estes parasitas externos que invadem a pele e o pelo do seu cão, causando irritações e doenças.
As pulgas e as carraças são dois dos tipos de parasitas mais comuns em cães e gatos. A pulga é mais inofensiva, mas tem uma capacidade de reprodução incrível: consegue gerar outras 20 pulgas num só dia! Alimenta-se do sangue do seu cão e fá-lo através de picadas bem incomodativas para o animal. Tal como a carraça, só que esta é maior e mais perigosa. Pode transmitir os agentes que causam a “febre da carraça” quando se alimenta do sangue de um animal infetado e depois transmite a doença a um animal saudável.
Quanto à fisionomia, a pulga dos cães é um pequeno inseto não voador com 2 a 4 milímetros, de cor acastanhada. A carraça é facilmente visível a olho nu, tem um corpo alongado com cabeça de base hexagonal e cor castanha avermelhada. No entanto, existem várias espécies de pulgas e de carraças.
Sintomas | Como descobrir se um cão tem pulgas ou carraças
Se vir o seu cão a coçar-se com insistência, já tem o primeiro sinal de que é hora de começar a pensar em matar pulgas e carraças! Além de se coçar, é provável que se vá lamber devido à reação alérgica que as pulgas causam quando picam e deixam a saliva como analgésico e anticoagulante, para se alimentarem do sangue. Porém, se não conseguir ver nenhuma pulga poderá ficar na dúvida, e é por isso que deve continuar a ler este artigo para conhecer outros sintomas num cão com pulgas. Entretanto, e em relação às carraças, é mais fácil ver estes parasitas porque são maiores que as pulgas e costumam fixar-se na zona da cabeça, em torno dos olhos e das orelhas, embora também se dispersem pelo dorso, barriga e patas do animal.
Outro sinal de que existem pulgas, é a pele do cão com caroços e pontos vermelhos (particularmente na barriga), sintoma de mordidas. Numa fase de infestação de pulgas mais avançada, também pode notar sinais de queda de pelo e descamação da pele devido à coceira excessiva. E se ainda assim ficar na incerteza, leve o animal a uma clínica veterinária, onde será examinado e onde lhe será recomendado o tratamento mais adequado para matar pulgas.
Mais informação sobre pulgas em cães? Clique aqui!
Tratamentos orgânicos | Repelentes naturais de pulgas e carraças
Se o seu cão está com uma infestação de pulgas, é natural que para o proteger de químicos e outras substâncias abrasivas, procure, em primeiro lugar, os repelentes naturais de pulgas e carraças. De facto, existem vários produtos naturais para cães e gatos que matam as pulgas. Pode encontrá-los em clínicas veterinárias: coleiras antipulgas à base de ervas, shampoos contra as pulgas à base de substâncias naturais, sprays para afastar as pulgas e até comprimidos para eliminar as pulgas apenas com ingredientes naturais.
Também pode preparar uma receita caseira para matar pulgas e carraças em casa. Existem três formas fáceis e relativamente eficientes: a primeira é esfregar o cão com limão ou outro citrino, a segunda é misturar o shampoo do cão com vinagre, dar banho e depois usar um pente para pulgas para retirar os parasitas mortos do pelo, a terceira é molhar com água salgada e deixar o sal na pele.
Tratamentos convencionais | Produtos para matar pulgas e carraças
Existem inúmeros produtos antiparasitários quer para matar pulgas adultas quer para matar também os seus ovos, com diferentes prazos de duração e formas de administração. Por isso – e como cada caso é um caso – só o Médico Veterinário poderá indicar o produto mais eficaz e adequado para o seu animal. Mas independentemente da indicação do Médico Veterinário, acredite que os antiparasitários tópicos ou sistémicos são os métodos mais seguros e eficientes para acabar com pulgas. Agem de forma rápida e chegam a matar até 99% das pulgas em poucas horas!
Melhores produtos para matar pulgas e carraças
- Tratamentos tópicos – produtos espalhados diretamente na pele do animal, geralmente no pescoço ou noutra área que o cão não consiga lamber. Após a aplicação, a substância é absorvida pelas glândulas de gordura presentes na pele do cão e assim será disseminada por todo o corpo para matar as pulgas.
- Produtos de aplicação oral – produtos sob a forma de comprimido, ingeridos pelo animal para chegarem à corrente sanguínea. Ao se alimentarem do sangue, as parasitas morrem, já que os comprimidos contém pesticidas que atuam contra pulgas, ovos e larvas.
- Coleiras antipulgas – produtos que expulsam as pulgas e que também libertam pesticidas por toda a área em volta do cão de forma a que ele não volte a atrair parasitas.
- Sprays antipulgas – produtos para combater pulgas de aplicação direta que têm uma ação imediata. Contudo não servem como forma de prevenção.
- Shampoos antipulgas – produtos com componentes para eliminar pulgas aconselhados como coadjuvantes no tratamento de infestações.
Tratamento convencional versus tratamento natural | Qual escolher?
Se quer mesmo acabar com as pulgas e carraças ou prevenir uma infestação no seu cão, os tratamentos convencionais com químicos são mais eficazes. Na verdade, segundo a comunidade de Medicina Veterinária, são os únicos tratamentos eficazes. Porquê? Porque contém na sua composição compostos químicos e matérias orgânicas letais para as pulgas. E isso porque a pulga, apesar de minúscula, é extremamente resistente graças à sua carapaça quitinosa e por isso para a destruir, atingindo o seu sistema nervoso, são necessários produtos com inseticidas, como piretrinas (inseticidas naturais), piretroides (pesticidas sintéticos) e imidacloprida (pesticida neonicotinoide).
Prevenção | Como proteger os animais de estimação das pulgas?
Agora que o seu cão está livre de pulgas e carraças, é legitimo querer conhecer algumas dicas para prevenir o aparecimento de pulgas de forma a evitar nova infestação. Tome nota!
- Mantenha a casa limpa e arejada, dando especial atenção à higiene de tapetes, cobertores e lençóis, e também à cama e aos têxteis reservados para o seu cão. Não se esqueça que 95% dos parasitas vivem no ambiente, na forma de ovos e larvas!
- Evite que o seu cão entre em contacto com cães infestados, e prefira passeios em zonas mais sossegadas onde o risco de contacto é menor.
- Use repelentes naturais de pulgas e carraças mesmo que o animal não esteja infestado, como coleiras e sprays antipulgas.
- Faça um tratamento preventivo ao seu cão todos os meses ou trimestralmente numa clínica veterinária.
Precisando de ajuda, contacte-nos… Clínica Veterinária João XXI .