Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

ARTIGOS

Tudo sobre Caniche

Muito popular, muito meigo, muito obediente e muito inteligente. Assim é o Caniche (Poodle), uma raça elegante e cativante que se integra perfeitamente bem na sua família, viva numa casa com jardim, no campo, ou num pequeno apartamento na cidade. Porque para este cão, mais importante que o espaço, é a atenção que recebe e os estímulos mentais e físicos das brincadeiras e das pessoas com quem convive!

História do Caniche

Quando surgiu? Não se sabe ao certo nem a data nem a origem destes cães de pelo encaracolado, mas na Idade Média, entre os séculos XII e XV, já eram representados em diversas obras artísticas e mais tarde, no século XVIII, tornam-se populares cães de companhia na corte francesa. Porém, só no século passado a Federação Cinológica Internacional (FCI) reconhece os Caniches como uma raça originária de França. O nome, inclusive, vem da palavra francesa “cane” que significa pata (a fêmea do pato). O que é que este cão tem a ver com os patos? A caça de aves selvagens era a sua atividade principal, como inúmeras pinturas do período renascentista a demonstrarem isso!

No entanto a raça também é chamada de pudel, uma designação alemã que tem origem em “puddeln”, que significa salpicar água. 

Ora, tenha surgido na França ou na Alemanha, certo é que só no século XX começa a criação desta raça, com Caniches de vários tamanhos e cores a tornarem-se nos anos 50 e 60 nos cães de companhia mais populares do mundo.

Características do Caniche

Nome da raça: Caniche ou Poodle

Classificação: Grupo 9 – Cães de Companhia

Origem: França/Alemanha

Porte: Médio/Grande (gigante), Médio/Pequeno (anão) e Miniatura (toy)

Peso aproximado: Gigante – 22 kg, Médio – 12 kg, Pequeno e Miniatura – 7 kg

Altura aproximada:  Gigante – 45/62 cm, Médio – 35/45 cm, Pequeno – 28/35 cm, Miniatura – 24/28 cm

Esperança média de vida: 12/15 anos

Focinho: comprido e direito

Nariz: preto

Olhos: amendoados e muito expressivos, geralmente escuros

Orelhas: caídas e cobertas de pelo ondulado

Corpo: alongado, esbelto e com uma postura elegante

Membros: robustos e paralelos

Patas: pequenas e ovais

Pelo: longo, lanoso e encaracolado

Cauda: muito alta

Pelagem/cor: Branco, castanho, cinzento e preto

Saúde do Caniche

Regra geral, é um cão saudável e forte, desde que seja seguido o plano de vacinação e desparasitação e providenciados cuidados de saúde com idas regulares ao Médico Veterinário. 

Contudo, os Caniches tendem a desenvolver problemas oculares, como cataratas, doenças periodontais, alergias, diabetes, epilepsia, doenças endócrinas da glândula tiroide ou da glândula supra-renal, problemas cardíacos e problemas de pele.

Os Caniches maiores também costumam sofrer de luxação de patela (deslocamento do “joelho”) e displasia da anca.

Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentisteria, ecografia, analises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Cuidados especiais com Caniches

Independentemente do tamanho e tipo de pelo, os Caniches devem tomar banho de 30 em 30 dias, devem ser escovados diariamente para impedir a formação de nós e tosquiados regularmente (2x por ano).

Além disso – e como em qualquer outra raça – devem ser vigiados a nível de dentes, olhos e ouvidos, de modo a que se consiga detetar precocemente o aparecimento de alguma doença. 

Temperamento do Caniche

O Caniche (Poodle) é considerado uma das raças de cães mais inteligente do mundo, com uma capacidade de memorização e aprendizagem fora do comum. Além de espertos, são animais tranquilos, meigos e leais aos tutores, e convivem facilmente com desconhecidos e com outros animais de estimação. No entanto, alguns Caniches reagem especialmente mal à solidão e outros são particularmente irritantes quando ladram sem parar a estranhos!

Alimentação do Caniche

Como qualquer raça, o Caniche precisa de uma alimentação de qualidade e adequada à sua idade, peso e nível de atividade, para garantir o seu quadro de saúde e bem-estar.

Tanto pode comer ração húmida como ração seca com cerca de 80% de carne e 20% de vegetais e cereais. Geralmente esta raça não tem predisposição para excesso de peso, mas convém vigiar o apetite do seu pet para não potenciar problemas articulares ou cardíacos.

Qual a melhor alimentação/ração para o seu cão? Tire as suas dúvidas na nossa loja online especializada em alimentação animal!

O cachorrinho Caniche

O cachorrinho Caniche, como qualquer cão bebé, precisa de atenção e supervisão constante. Da prevenção de doenças à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados que os tutores não podem dispensar:

  • Alimentação/ração adequada à idade e, para evitar diarreias ou vómitos, quando chega ao novo lar deve continuar a comer a ração a que estava habituado no criador. Em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual, misturando a ração antiga com a ração nova, no mínimo durante uma semana.
  • Brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos tutores.
  • Necessidades na rua, assim que esteja devidamente desparasitado e vacinado, e preparado para aprender as regras básicas.
  • Identificação obrigatória através da colocação de microchip pelo médico veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade. 

Ainda não escolheu a sua clínica veterinária para os melhores cuidados de saúde ao seu Caniche?

Agende a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:

  • Realizamos um exame geral sobre o estado de saúde do seu animal de estimação.
  • Iniciamos o protocolo de vacinação e desparasitação do cão.
  • Aplicamos o microchip.
  • Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos
Categorias
Últimos Artigos