Muito popular, muito meigo, muito obediente e muito inteligente. Assim é o Caniche (Poodle), uma raça elegante e cativante que se integra perfeitamente bem na sua família, viva numa casa com jardim, no campo, ou num pequeno apartamento na cidade. Porque para este cão, mais importante que o espaço, é a atenção que recebe e os estímulos mentais e físicos das brincadeiras e das pessoas com quem convive!
História do Caniche
Quando surgiu? Não se sabe ao certo nem a data nem a origem destes cães de pelo encaracolado, mas na Idade Média, entre os séculos XII e XV, já eram representados em diversas obras artísticas e mais tarde, no século XVIII, tornam-se populares cães de companhia na corte francesa. Porém, só no século passado a Federação Cinológica Internacional (FCI) reconhece os Caniches como uma raça originária de França. O nome, inclusive, vem da palavra francesa “cane” que significa pata (a fêmea do pato). O que é que este cão tem a ver com os patos? A caça de aves selvagens era a sua atividade principal, como inúmeras pinturas do período renascentista a demonstrarem isso!
No entanto a raça também é chamada de pudel, uma designação alemã que tem origem em “puddeln”, que significa salpicar água.
Ora, tenha surgido na França ou na Alemanha, certo é que só no século XX começa a criação desta raça, com Caniches de vários tamanhos e cores a tornarem-se nos anos 50 e 60 nos cães de companhia mais populares do mundo.
Características do Caniche
Nome da raça: Caniche ou Poodle
Classificação: Grupo 9 – Cães de Companhia
Origem: França/Alemanha
Porte: Médio/Grande (gigante), Médio/Pequeno (anão) e Miniatura (toy)
Peso aproximado: Gigante – 22 kg, Médio – 12 kg, Pequeno e Miniatura – 7 kg
Altura aproximada: Gigante – 45/62 cm, Médio – 35/45 cm, Pequeno – 28/35 cm, Miniatura – 24/28 cm
Esperança média de vida: 12/15 anos
Focinho: comprido e direito
Nariz: preto
Olhos: amendoados e muito expressivos, geralmente escuros
Orelhas: caídas e cobertas de pelo ondulado
Corpo: alongado, esbelto e com uma postura elegante
Membros: robustos e paralelos
Patas: pequenas e ovais
Pelo: longo, lanoso e encaracolado
Cauda: muito alta
Pelagem/cor: Branco, castanho, cinzento e preto
Saúde do Caniche
Regra geral, é um cão saudável e forte, desde que seja seguido o plano de vacinação e desparasitação e providenciados cuidados de saúde com idas regulares ao Médico Veterinário.
Contudo, os Caniches tendem a desenvolver problemas oculares, como cataratas, doenças periodontais, alergias, diabetes, epilepsia, doenças endócrinas da glândula tiroide ou da glândula supra-renal, problemas cardíacos e problemas de pele.
Os Caniches maiores também costumam sofrer de luxação de patela (deslocamento do “joelho”) e displasia da anca.
Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentisteria, ecografia, analises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas!
Cuidados especiais com Caniches
Independentemente do tamanho e tipo de pelo, os Caniches devem tomar banho de 30 em 30 dias, devem ser escovados diariamente para impedir a formação de nós e tosquiados regularmente (2x por ano).
Além disso – e como em qualquer outra raça – devem ser vigiados a nível de dentes, olhos e ouvidos, de modo a que se consiga detetar precocemente o aparecimento de alguma doença.
Temperamento do Caniche
O Caniche (Poodle) é considerado uma das raças de cães mais inteligente do mundo, com uma capacidade de memorização e aprendizagem fora do comum. Além de espertos, são animais tranquilos, meigos e leais aos tutores, e convivem facilmente com desconhecidos e com outros animais de estimação. No entanto, alguns Caniches reagem especialmente mal à solidão e outros são particularmente irritantes quando ladram sem parar a estranhos!
Alimentação do Caniche
Como qualquer raça, o Caniche precisa de uma alimentação de qualidade e adequada à sua idade, peso e nível de atividade, para garantir o seu quadro de saúde e bem-estar.
Tanto pode comer ração húmida como ração seca com cerca de 80% de carne e 20% de vegetais e cereais. Geralmente esta raça não tem predisposição para excesso de peso, mas convém vigiar o apetite do seu pet para não potenciar problemas articulares ou cardíacos.
Qual a melhor alimentação/ração para o seu cão? Tire as suas dúvidas na nossa loja online especializada em alimentação animal!
O cachorrinho Caniche
O cachorrinho Caniche, como qualquer cão bebé, precisa de atenção e supervisão constante. Da prevenção de doenças à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados que os tutores não podem dispensar:
- Alimentação/ração adequada à idade e, para evitar diarreias ou vómitos, quando chega ao novo lar deve continuar a comer a ração a que estava habituado no criador. Em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual, misturando a ração antiga com a ração nova, no mínimo durante uma semana.
- Brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos tutores.
- Necessidades na rua, assim que esteja devidamente desparasitado e vacinado, e preparado para aprender as regras básicas.
- Identificação obrigatória através da colocação de microchip pelo médico veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade.
Ainda não escolheu a sua clínica veterinária para os melhores cuidados de saúde ao seu Caniche?
Agende a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:
- Realizamos um exame geral sobre o estado de saúde do seu animal de estimação.
- Iniciamos o protocolo de vacinação e desparasitação do cão.
- Aplicamos o microchip.
- Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.