Qual é o maior gato de todas as raças? Se disse “Maine Coon”, acertou. Mas este clã também é conhecido pela sua beleza inconfundível, porte majestoso, pelagem longa e pela sociabilidade, afetividade e inteligência fora do comum. Não se espante se o seu gato Maine Coon aprender a abrir a porta!
História do gato Maine Coon
A origem exata do gato Maine Coon é desconhecida, mas uma das lendas sobre esta raça diz respeito a Maria Antonieta, rainha francesa que tenta escapar do seu país, embarcando num navio com os seus gatos. Maria Antonieta não sobreviveu à guilhotina (morre em 1793), ao contrário dos animais de pelo longo que, quando em terra, se cruzaram com outras raças de gatos de pelo curto dando origem ao Maine Coon.
Outra lenda a respeito desta raça de gatos, conta que foram criados com o cruzamento de gatos e guaxinins, o que é biologicamente impossível. Portanto, a teoria mais provável é a que explica que os antepassados destes gatos foram transportados em barcos de imigrantes para os Estados Unidos, com o objetivo de caçarem ratos e outros roedores.
Com toda a certeza, só podemos afirmar que o Maine Coon, tal como hoje o conhecemos, é oriundo do estado americano de Maine. Uma raça criada com a reprodução de gatos de pelo curto e gatos de pelo comprido e denso (ideal para resistir aos invernos rigorosos de Maine) e cauda semelhante à de um guaxinim ou em inglês, “raccoon”, motivo pelo qual a raça foi batizada com o nome Maine Coon.
Características do gato Maine Coon
Nome da raça: Maine Coon
Origem: Estados Unidos da América
Porte: Grande
Peso aproximado: 5 – 10kg
Altura aproximada: 25 – 40 cm
Comprimento: Cerca de 1m, do focinho ao rabo
Esperança média de vida: 15 anos
Cabeça: tamanho médio
Olhos: expressivos, verdes, dourados, cobre, azuis…
Orelhas: grandes, altas e espaçadas
Corpo: musculado com peito largo
Membros: bem desenvolvidos
Focinho: quadrado
Patas: felpudas
Pelo: comprido e espesso
Cauda: longa e peluda
Pelagem/cor: mais de 30 tons diferentes
Saúde do gato Maine Coon
A raça Maine Coon é muito resistente, mas alguns exemplares são propensos a cardiomiopatia hipertrófica (doença cardíaca), displasia da anca (doença ortopédica) e quistos nos rins. Nada que não se consiga prevenir ou tratar através de consultas regulares com um Médico Veterinário. De resto, os gatos Maine Coon, para crescerem saudáveis, só necessitam de cuidados com o pelo, cuidados com a alimentação e algumas brincadeiras para se exercitarem todos os dias, sendo que uma casa com um espaço ao ar livre seguro, é preferível para esta raça dar aso às suas brincadeiras.
Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentistria, ecografia, análises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu felino!
Cuidados especiais com gatos Maine Coon
Por possuírem um pelo longo, os gatos Maine Coon precisam de ser escovados 2/3 vezes por semana para remover os pelos mortos e evitar nós. Um banho de quando em vez, é sempre boa ideia para desembaraçar o pelo e remover a sujidade do animal, mas só com shampoo próprio! Além disso, deve cortar as unhas do seu gato regularmente e se este andar no exterior, desparasitar para evitar pulgas e carraças.
Temperamento do gato Maine Coon
É um animal de companhia, de verdade! O gato Maine Coon é sociável, carinhoso, leal e brincalhão, e gosta de estar em casa perto dos donos, tanto quanto aprecia a vida no exterior, particularmente se oferecer oportunidades para simular a caça e ambientes com água (sim, adora molhar-se).
Possui uma inteligência acima da média, o que facilita o treino. É por isso que aprende rapidamente alguns truques simples, como abrir a porta ou ir buscar um objeto.
Aceita bem outros animais de companhia, incluindo cães, mas está sempre a ronronar.
Alimentação do gato Maine Coon
A regra aqui é investir numa alimentação de qualidade, que equilibre proteínas e gorduras, seja alimentação húmida ou alimentação seca. Além disso, como a raça Maine Coon é propensa a displasia da anca, deve complementar a alimentação com suplementos que promovam a força e a saúde das articulações.
Quanto à porção diária de alimentação, vai depender da idade, estilo de vida e saúde do seu gato Main Coon, ou seja, um animal mais novo e enérgico exige um equilíbrio nutricional diferente daquele que um gato sénior, menos ativo, necessita.
Não sabe qual é a melhor alimentação para o seu gato? Tire as suas dúvidas na nossa loja online especializada em alimentação animal!
O gato Maine Coon bebé
É compreensível que esteja ansioso por trazer um gatinho para casa, mas não acelere o processo de adoção: convém esperar até que o bichano complete dois meses de idade porque só nessa fase está suficientemente desenvolvido para prescindir dos cuidados da mãe gata.
Quando o receber, tenha disponível uma alimentação especial para gatos bebés, uma cama confortável, uma caixa com areia, comedouro e bebedouro, brinquedos e outros acessórios para estimular a sua inteligência e mantê-lo saudável, feliz e ocupado.
E por fim, lembre-se de agendar uma consulta numa clínica veterinária para começar ou prosseguir com o plano de vacinação e desparasitação do gato bebé e evitar infeções e outros problemas de saúde.
A Clínica Veterinária para prestar os melhores cuidados de saúde ao seu gato Maine Coon?
Agende já a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:
- Realização de um exame geral sobre o estado de saúde do seu animal de estimação.
- Início do protocolo de vacinação e desparasitação do gato.
- Aplicação o microchip.
- Esclarecimento de todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.