Corpo elegante, cabeça triangular, safiras no olhar. Assim se apresenta o gato Siamês, uma das raças mais famosas do mundo devido à sua beleza, inteligência e postura altiva. Mas desengane-se se pensa que tem uma magnificência desapaixonada: este bichano adora receber a atenção dos tutores, recompensando-os com toda a lealdade e dedicação!
História do gato Siamês
Como o nome indica, o gato Siamês surgiu no Império de Sião (Siam), atual Tailândia, há centenas de anos. Segundo a lenda, era o gato sagrado da realeza usado para guardar templos budistas.
Como é que esta raça de gatos foi introduzida no mundo ocidental? Não se sabe ao certo, mas em 1870 o gato Siamês já era conhecido na Grã-Bretanha (foi apresentado numa exposição felina no Crystal Palace de Londres em 1871) e em 1900 nos Estados Unidos, onde rapidamente se tornou numa das raças felinas mais populares. Porém, foram os ingleses que primeiro se entusiasmaram com esta raça: a própria rainha Vitoria chegou a adotar um destes gatinhos. Desde então e até à data, o Siamês tornou-se num dos gatos mais populares do mundo.
Características do gato Siamês
Preocupado com o estado de saúde do gato Siamês? Não precisa! De um modo geral, o Siamês é bastante saudável. Há relatos de gatos siameses que viveram mais de 20 anos. Contudo, alguns exemplares desenvolvem problemas genéticos: doenças respiratórias, como asma e bronquite; doenças cardíacas, como estenose aórtica; obstrução nasal; problemas renais; problemas no fígado (amiloidose hepática); linfomas e alguns tipos de tumores intestinais. De salientar ainda que certas linhagens de gatos siameses têm a estranha tendência para ingerir objetos não comestíveis (Síndrome de Pica), um transtorno alimentar que leva os bichanos a comerem papel, tecido e plástico, entre outras substâncias.
Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentistria, ecografia, análises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e o bem-estar do seu felino!
Cuidados especiais com gatos siameses
Com pelo curto e brilhante por natureza, os gatos siameses não exigem grandes cuidados com escovagem, até porque eles próprios cuidam da sua pelagem. Ainda assim, os tutores devem escová-los uma vez por semana, para eliminarem os pelos mortos.
Agora, o que os gatos siameses precisam mesmo é de vacinas, desparasitações regulares e exames de saúde anuais, bem como brinquedos e arranhadores para se manterem entretidos… e um bom banho de 2 em 2 meses!
Temperamento do gato Siamês
Apesar da aparência clássica e tranquila, o gato Siamês é barulhento, extrovertido e brincalhão. No entanto, faz parte de uma raça imprevisível que tanto pode estar sossegada como agitada, revelar-se dócil ou arredia. Em qualquer caso é bastante sociável, quer com pessoas quer com outros animais de estimação.
Não é o gato ideal para ficar o dia todo sozinho em casa porque adora a companhia dos tutores. Se não o conseguir evitar, deixe o seu gato ocupado com brinquedos e arranhadores que estimulem a inteligência e mantenham o bichano feliz e ocupado. Aliás, a inteligência é outra particularidade dos gatos siameses, que se deixam treinar com relativa facilidade, embora só aprendam aquilo que querem!
Alimentação do gato Siamês
Para zelar pelo bem-estar do seu gato Siamês convém alimentá-lo com alimentação de qualidade e equilibrada a nível nutricional de acordo com a idade, estilo de vida e quadro de saúde do seu gato. Prefira sempre rações feitas com ingredientes naturais, sem conservantes e aromas artificiais, enriquecidas com os nutrientes, vitaminas e proteínas mais importantes para o seu gato. Em idade adulta, por exemplo, a ração seca deve conter 26% de proteína, 40% de matéria gorda e a restante percentagem repartida em ómega 3, ómega 6, vitaminas e fibras.
Não sabe qual é a melhor alimentação para o seu gato? Tire as suas dúvidas com um dos nossos assistentes, numa das nossas Vetboutique
O gato Siamês bebé
Um filhote de gato Siamês precisa de se sentir seguro ao lado do novo tutor. Portanto, a primeira dica é manter-se por perto durante os seus primeiros dias no novo lar, com uma nova família. Contudo, vale sempre a pena esperar até que o gatinho complete 2 meses de idade porque só nessa fase está suficientemente desenvolvido para prescindir dos cuidados da mãe gata.
Quando o receber, tenha disponível uma ração especial para gatos bebés, uma cama confortável, uma caixa com areia, comedouro e bebedouro, brinquedos e outros acessórios que facilitem a adaptação e contribuam para o amadurecimento do bichano.
E por fim, lembre-se de agendar uma consulta na Clínica Veterinária para começar ou prosseguir com o plano de vacinação e desparasitação do gato bebé e evitar infeções e outros problemas de saúde.
Ainda não escolheu uma clínica veterinária para prestar os melhores cuidados de saúde ao seu gato Siamês?
Agende já a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:
- Realização de um exame geral sobre o estado de saúde do seu animal de estimação.
- Início do protocolo de vacinação e desparasitação do gato.
- Aplicação do microchip.
- Esclarecimento de todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.