ARTIGOS

Tudo sobre Golden Retriever

Se gostava de ter um cão de guarda, esqueça o Golden Retriever porque apesar de grande, é tão meigo que abana a cauda a qualquer estranho! Agora, se procura um companheiro, é o cão ideal para si e para toda a família: dócil, obediente, confiável e (porque não dizê-lo?) também é mesmo “fofo”.

História do Golden Retriever  

A raça Golden Retriever foi desenvolvida na Escócia por Sir Dudley Majoribanks, mais tarde conhecido como Sr. Tweedmouth, cujo objetivo era criar um cão que soubesse atravessar a nado a vegetação densa e as águas frias. Nesse sentido, cruzou Nous, um cão Retriever adquirido em 1865 (o único exemplar amarelo de uma ninhada de cães pretos com pelo encaracolado), com Belle, uma cadela Tweed Water Spaniel também de pelo amarelo. Resultado? Surgiu uma ninhada de cães atléticos, habilidosos com a caça, excelentes nadadores, dóceis e fáceis de treinar, com um pelo diferente dos demais, num tom amarelo dourado. No entanto, os Retrievers só foram reconhecidos como uma raça oficial em 1927 pelo American Kennel Club.

Características do Golden Retriever  

Nome da raça: Golden Retriever

Classificação: Grupo 8 – cães de caça, cães levantadores (ou Retrievers) e cães de água

Origem: Reino Unido

Porte: Médio/Grande

Peso aproximado: 25 a 35 kg 

Altura aproximada:  51 a 61 cm 

Esperança média de vida: 10 a 12 anos

Focinho: proeminente e poderoso

Nariz: preto e grande

Olhos: escuros, amendoados e doces

Orelhas: caídas, de comprimento médio

Corpo: robusto

Membros: musculados

Patas: arredondadas, com muito pelo nas almofadas

Pelo: médio, liso ou ondulado

Cauda:  levantada e mantida no nível do dorso

Pelagem/cor: dourado ou creme

Saúde do Golden Retriever  

É verdade que com o aumento da popularidade desta raça, surgiram problemas de consanguinidade e deficiências hereditárias em alguns exemplares, como alergias de pele, problemas oculares (cataratas e atrofia progressiva da retina) e displasia da anca, entre outros problemas nas articulações. Porém, com os criadores de Golden Retrievers a primarem cada vez mais pela qualidade e pela saúde da raça, hoje podem ser considerados cães robustos, fortes e saudáveis, desde que vacinados e desparasitados e, claro, desde que levados regularmente a consultas de medicina veterinária para prevenir qualquer tipo de doença.

Desparasitações, vacinas, exames médicos gerais, dentisteria, ecografia, analises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem os serviços e especialidades necessários para manter a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas!

Cuidados especiais com Golden Retriever  

Além dos cuidados de higiene comuns a qualquer tipo de raça de cão, como banho uma vez por mês, escovagem de dentes diária, corte de unhas e inspeção dos ouvidos, deve levar em linha de conta que o Golden Retriever precisa de uma escovagem do pelo para evitar que se embarace, pelo menos uma vez por semana. Além disso, o Retriever precisa de fazer exercício todos os dias e necessita também de bastante interação humana. A atenção dos donos é fundamental para o seu bem-estar, saúde física e mental.

Temperamento do Golden Retriever  

Eis um cão extremamente alegre, sociável e dócil que gosta de conviver com os donos e participar em brincadeiras, particularmente se envolverem água (adora) e crianças (adora-as mais ainda), a quem atura todas as diabruras! Também tem um temperamento amistoso com outros cães e com pessoas estranhas, o que o torna inadequado para exercer funções de cão de guarda.

É um cão bastante inteligente e por isso não será difícil ensiná-lo. Apesar da agressividade estar praticamente ausente nesta raça, convém apostar na socialização e treino desde cedo, até porque este cão é considerado desastrado já que nem sempre tem a noção do seu tamanho. Mas em contrapartida está sempre disposto a aprender coisas novas!

Outra particularidade é que apesar de ser um cão de grande porte, pode viver perfeitamente feliz num apartamento, desde que tenha uma rotina de passeios suficiente para gastar toda a energia (pelo menos 60 minutos de exercício repartidos ao longo do dia).

Alimentação do Golden Retriever  

A alimentação do Golden Retriever deve ser dividida em duas refeições (bem medidas) de ração adequada à idade, peso e estilo de vida do animal, tendo sempre em conta que Retrievers têm tendência para ganhar peso, porque adoram comer.

Sabe qual a melhor ração para o seu cão? Tire as suas dúvidas na nossa loja online especializada em alimentação animal!

O cachorrinho Golden Retriever  

O cachorrinho Golden Retriever é encantador, mas não pode ficar apenas a admirá-lo! Da prevenção de doenças, à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados que os donos não podem dispensar:

  • Ração adequada à idade e, para evitar diarreias ou vómitos, quando chega ao novo lar deve continuar a comer a ração a que estava habituado no criador durante 1 semana. Em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual, misturando a ração antiga com a ração nova.
  • Brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos tutores, já que os filhotes de Retrievers são muito enérgicos e agitados!
  • Necessidades na rua, assim que esteja devidamente desparasitado e vacinado, e preparado para aprender as regras básicas.
  • Identificação obrigatória através da colocação de microchip pelo médico veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade. 

Estaremos disponíveis na Clínica veterinária para prestar os necessários cuidados de saúde ao seu Golden Retriever?

Agende já a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:

  • Realizamos um exame geral sobre o estado de saúde do seu animal de estimação.
  • Iniciamos o protocolo de vacinação e desparasitação adequado ao seu cão.
  • Aplicamos o microchip.
  • Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.

Marcação de Consulta

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut faucibus mollis pellentesque. Vestibulum nec leo sed lectus vehicula ornare. Curabitur at turpis at ligula auctor fermentum. Sed varius pharetra lacinia.

Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária

Categorias
Últimos Artigos

O que fazer?? O meu cão lambeu uma lagarta do pinheiro ! -Processionária