O que lhe falta em tamanho sobra-lhe em energia! Consegue descobrir a raça?
Do pequeno Yorkshire Terrier, claro! Por detrás de uns olhos brilhantes e meigos e de um pelo longo e sedoso, esconde-se um cão enérgico de orelhas sempre espetadas, com uma autoestima super elevada e um temperamento vincado. Mas muito divertido!
História do Yorkshire Terrier
Ao que tudo indica a raça Yorkshire Terrier surgiu na década de 1850, quando operários escoceses migraram com os seus cães “Terriers Escoceses” para Yorkshire e Lancanshire, durante a Revolução Industrial. Aí estabelecidos, cruzaram os animais com outros terriers locais de pequeno porte, com o objetivo de desenvolver um cão muito pequeno, facilmente transportável e capaz de caçar ratos nas minas. Porém, só alguns anos mais tarde, em 1865, com a miniaturização deste cão, é que nasce aquele que viria a ser considerado o primeiro exemplar da raça, um Terrier que ganhou vários prémios em concursos onde o objetivo era matar o maior número de ratos possível.
Oficialmente a raça Yorkshire Terrier foi reconhecida em 1886, pelo Clube de Canicultura Inglês em 1886. Atualmente, o Yorkshire é conhecido em todo o mundo, sendo o mais popular de todos os terriers.
Características do Yorkshire Terrier
Nome da raça: Yorkshire Terrier
Classificação: Grupo 3 – Terriers
Origem: Grã-Bretanha
Porte: Pequeno
Peso aproximado: 2,5/3,5 Kg
Altura aproximada: 17 a 23 cm
Esperança média de vida: 16 anos
Focinho: Preto, com grandes bigodes
Nariz: Preto, mas pode clarear com a idade
Olhos: Tamanho médio, escuros, brilhantes
Orelhas: Pequenas, eretas e em forma de “V”
Corpo: Compacto e bem proporcionado
Membros: Finos e direitos, revestidos de pelagem
Patas: Redondas e com unhas pretas
Pelo: Longo e liso
Cauda: Com muito pelo, mais escuro do que no resto do corpo
Pelagem/cor: azul aço metálico escuro, embora possa ter outras colorações, nomeadamente, castanho, preto e/ou branco.
Saúde do Yorkshire Terrier
Grosso modo o pequeno Yorkshire Terrier é um cão saudável, mas existem algumas doenças associadas a esta raça, nomeadamente distúrbios oculares, como atrofia progressiva da retina (PRA), problemas nas articulações, distúrbios da tiroide, hérnias, desenvolvimento de dupla dentição, tártaro, colapso da traqueia, epilepsia e alopecia (queda de pelo).
Das desparasitações e vacinas aos exames médicos gerais, dentistria, ecografia, análises clínicas e cirurgia, a Clínica Veterinária João XXI tem todos os serviços e especialidades que precisa para manter a saúde e bem-estar do seu amigo de quatro patas!
Cuidados especiais com Yorkshire Terrier
É necessário escovar o pelo longo do Yorkshire diariamente com um pente próprio, poderá também dar um banho de 15 em 15 dias com um shampoo suave, cortar as unhas periodicamente para evitar que o cão se magoe ou arranhe os móveis em casa, lavar-lhe os dentes com frequência para evitar o surgimento de tártaro e, ocasionalmente, aparar o pelo à volta dos olhos e orelhas para evitar infeções e irritações.
A raça Yorkshire Terrier não simpatiza com temperaturas baixas (nem com temperaturas muito altas), pelo que não deve deixar este cão a dormir no exterior. Além disso, durante as idas à rua em dias de inverno particularmente frios, deve levar o animal agasalhado.
Por fim, seja inverno ou verão, é fundamental investir em longos passeios porque o Yorkshire é um cão que precisa de gastar energia. Manter um Yorkshire fechado dentro de um apartamento afeta a saúde e bem-estar do animal.
Temperamento do Yorkshire Terrier
Parece um cãozinho de peluche, mas não é! O pequeno Yorkshire Terrier é tudo menos pacífico e tranquilo. Apesar da sua aparência, é refilão, impetuoso e corajoso o suficiente para se confrontar com cães de grande porte. Aliás, não costuma aceitar bem outros cães e também não se dá às mil maravilhas com gatos e outras espécies de animais. Logo, o seu temperamento excessivo deve ser controlado desde tenra idade, mas à partida não terá problemas com o treino porque o Yorkshire Terrier é brilhante e aprende com facilidade a socializar. Também é um companheiro meigo, leal e sempre disposto a acompanhar a família. Inclusive, devido ao seu tamanho, não será difícil levá-lo para toda a parte! Ela vai adorar! Mas atenção que desconfia de pessoas estranhas e ladra a cada oportunidade!
Alimentação do Yorkshire Terrier
Assim como outros cães pequenos, os Yorkshire Terriers têm um metabolismo muito elevado, ou seja, queimam rapidamente a energia. Nesse sentido, devem comer pouco e de forma mais frequente que cães de médio e grande porte. A nível de ração húmida ou seca, existem várias marcas de qualidade no mercado com alimentos produzidos com os nutrientes necessários para satisfazer o nível de energia do Yorkshire.
Qual a melhor ração para o seu cão? Tire as suas dúvidas. Contate a equipa das nossas lojas de nutrição – VetBoutique
O cachorrinho Yorkshire Terrier
Da prevenção de doenças à alimentação e vacinação, existem alguns cuidados especiais com um Yorkshire bebé:
- Ração adequada à idade e, para evitar diarreias ou vómitos, quando chega ao novo lar deve continuar a comer a ração a que estava habituado no criador. Em caso de mudança, esta deve ser feita de forma progressiva e gradual, misturando a ração antiga com a ração nova.
- Brinquedos próprios para morder de modo a não danificar os pertences dos donos, já que o Yorkshire bebé é muito agitado!
- Necessidades na rua assim que esteja devidamente desparasitado e vacinado, e preparado para aprender as regras básicas.
- Identificação obrigatória através da colocação de microchip pelo médico veterinário entre os 3 e os 6 meses de idade.
Clínica Veterinária que disponibilize cuidados de saúde indispensáveis ao seu Yorkshire Terrier?
Agende a primeira consulta na Clínica Veterinária João XXI:
- Realizamos um exame geral sobre o estado de saúde do seu patudo.
- Iniciamos o protocolo de vacinação e desparasitação do cão.
- Aplicamos o microchip.
- Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre cuidados de saúde, higiene e alimentação.